Sargentos da PM são presos em flagrante ao tentar extorquir mulher com R$ 20 mil no Pará
Os dois receberam liberdade provisória nesta quinta-feira (19) e vão utilizar tornozeleira eletrônica como medida cautelar enquanto o processo segue em investigação

Romeu Menezes de Azevedo e Silvio Mendes da Silva, ambos sargentos da Polícia Militar, foram presos em flagrante na última terça-feira (17) pelos crimes de concussão – delito praticado por um funcionário público contra a administração para conseguir vantagem para si mesmo ou terceiros – e cárcere privado, no município de São Miguel do Guamá, no nordeste do Pará. Segundo as autoridades policiais, eles exigiram da companheira de um indivíduo com mandado de prisão em aberto pela Justiça do Maranhão o pagamento de R$ 20 mil sob ameaça de levá-la presa caso a quantia não fosse paga. Os dois passaram por audiência de custódia nesta quinta-feira (19) e receberam liberdade provisória, ordenados a utilizar tornozeleira eletrônica como medida cautelar, enquanto o processo segue em investigação.
VEJA MAIS
As ameaças teriam sido feitas com uso ostensivo de armas de fogo e, além da vítima, foram dirigidas às duas filhas dela, de 10 e 12 anos, conforme o relatório policial. Os militares ainda falavam para as crianças ficarem caladas, senão iriam chamar atenção. Uma guarnição do 42º Batalhão de Polícia Militar (42º BPM), que faz o policiamento na cidade, foi acionada por uma amiga da mulher, denunciando os crimes cometidos pelos sargentos Romeu e Silvio. Ao chegar no local denunciado, os agentes encontraram os militares em um carro modelo Honda Fit prata. Os dois monitoravam a vítima, que conduzia um Kia Cerato prateado e se dirigia a uma agência bancária para sacar o dinheiro exigido pelos policiais.
Diante deste cenário, a PM abordou Romeu e Silvio e localizou com eles duas pistolas pertencentes à corporação e as carteiras funcionais da polícia, carregadores com munições calibre 40, um par de algemas, cartões de créditos, celulares, assim como joias que tinham sido levadas da vítima e estavam escondidas no porta-luvas do Honda Fit. Os dois receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhados à Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) de Santa Izabel.
Romeu é lotado no 45º BPM, que fica em Tailândia, enquanto Silvio é do 24º Batalhão, em Belém. A PM disse à redação integrada de O Liberal, em nota, que não compactua com desvio de conduta de qualquer agente e que um processo administrativo já foi aberto para apurar o caso. A corporação confirmou a prisão dos militares, dizendo que eles "foram autuados em flagrante e estão à disposição da Justiça, custodiados no Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN)". Entretanto, a reportagem confirmou com as autoridades que Romeu e Silvio foram liberados provisoriamente nesta quinta-feira (19), o que deixa a vítima em situação de fragilidade e exposta à retaliações por parte dos policiais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA