logo jornal amazonia

Professor da UFPA é acusado de falsificação de diploma, denuncia Conselho de Psicologia

Polícia investiga informações encaminhadas pela entidade e processos seguem em sigilo de justiça

O Liberal
fonte

O Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região Pará e Amapá (CRP10) denunciou, por meio de suas redes sociais, o professor Leandro Passarinho Reis Júnior, da Universidade Federal do Pará (UFPA), por suposta falsificação de diploma de graduação em Psicologia. “Informamos, primeiramente, que este senhor não é psicólogo e nunca foi registrado junto ao CRP-10”, garante a entidade.

“Nos últimos dias, tem viralizado nas redes sociais questionamentos sobre a condução do CRP-10 diante do caso do Sr. Leandro Passarinho Reis Júnior, professor da Universidade Federal do Pará, suspeito de falsificação de diploma de graduação em psicologia. Informamos, primeiramente, que este senhor não é psicólogo e nunca foi registrado junto ao CRP-10”, detalha o comunicado nas redes sociais.

Segundo o Conselho Regional de Psicologia, após indeferir o pedido de registro profissional de Leandro, o CRP-10 comunicou a UFPA sobre o exercício ilegal da profissão e prestou notícia de fato na Dioe, da Polícia Civil, e na Polícia Federal para a tomada de medidas cabíveis. “Dados estes encaminhamentos, os processos seguem em sigilo de justiça no âmbito de cada instituição competente, não tendo o CRP-10 acesso a demais informações. Do mesmo modo, o CRP-10 não publica casos específicos, pois é resguardado o direito fundamental do contraditório e ampla defesa, realizando os trâmites até o limite de sua competência”, acrescenta o CRP-10.

VEJA MAIS

image 'Quero transar com ele', diz professora demitida após confessar que beijou aluno de 14 anos
A troca de mensagens foi encaminhada à diretoria da escola e causou revolta nos estudantes, que chegaram a agredir o suposto aluno que teria denunciado o caso

image Professora é suspeita de agredir criança de dois anos em escola infantil
As imagens mostram a professora puxando com violência os braços do menino, que cai no chão e bate a cabeça

image Colégio demite professora por ensinar 'Linguagem Neutra' em sala de aula
O caso gira em torno do uso da palavra 'todes', utilizada como alternativa ao termo "todos"

O Conselho reforça que, de acordo com a Lei n.º 5.766/71, as atribuições primordiais dos Conselhos de Psicologia são de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional, neste sentido, somente as (os) psicólogas (os) são passíveis de processamento ético no âmbito da instituição. “Da mesma forma, nos casos em que o CRP-10 detecta possível caso de exercício ilegal da profissão, são seguidos os fluxos e procedimento estabelecidos pela Resolução CRP-10 n.º 04/2023, sendo da competência da Polícia Civil a investigação consequente”, complementa a entidade.

Em nota, a Universidade Federal do Pará infotmou que "desde que tomou conhecimento das denúncias, adotou todas as medidas administrativas cabíveis para a apuração do caso, resguardado o sigilo legal."

A redação integrada do Grupo Liberal tenta também contato com Leandro Passarinho Reis Júnior.

Quem é Leandro Passarinho Reis Júnior?

No site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), da UFPA, Leandro mantém um perfil no qual compartilha informações como produções intelectuais, projetos de pesquisa e disciplinas ministradas por ele na pós-graduação. Ele se apresenta como “pós-doutor em Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade pela Universidade de São Paulo - USP. Biólogo e médico veterinário. Mestre e doutor em educação: Currículo, Epistemologia e História pelo ICED/UFPA”. Além disso, diz que tem interesse pelo “ensino de ciências e biologia; formação de professores; educação ambiental; e educação em saúde”.

No perfil, o professor informa que ministra as seguintes disciplinas para a pós-graduação: “Prática Supervisionada de Docência em Psicologia”, “Seminário Avançado em Pesquisa II”, “Treinamento em Serviço”, “Estágio em Docência” e “Metodologia de Pesquisa”.

Já na graduação, Leandro indica que ele também ensina “Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem”, “Psic​ologia Aplicada à Arquitetura”, “Psicologia da Saúde”, “Filosofia da Educação” e “Prática de Ensino”.

Sobre as produções intelectuais, Leandro informa em seu perfil no site do SIGAA que possui 14 artigos publicados, quatro capítulos de livros, dois livros, uma participação em banca de concursos e mais de 231 em bancas de cursos. Ele também detalha que já teve participação em 18 trabalhos de fim de curso, além de 33 orientações de pós-graduação.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA