CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Polícia do Pará está em alerta para chegada de vírus que 'limpa' caixas eletrônicos

Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) já ouviu falar do novo vírus, mas não há notícias de ocorrências dele no Brasil

fonte

Um novo mal assola o mundo digital, e as forças de segurança que monitoram os ataques de hackers no Pará já estão atentas para a chegada da nova ameaça. Uma empresa russa de anti-vírus descobriu um novo malware, chamado ATMJaDi, especializado em ataque a caixas eletrônicos. Após uma análise, ficou claro que o objetivo do grupo de cibercriminosos é sacar todo o dinheiro disponível nos terminais. Já foram encontrados registros do programa criminosos na Colômbia. 

Como acontece com a maioria dos ataques deste tipo, o grupo por trás do ATMJaDi precisa encontrar uma maneira de instalar o malware nos caixas, já que ele não pode ser controlado por meio do teclado ou da tela sensível ao toque, pois sua execução requer uma interface web para acessar o servidor HTTP e assim executá-lo. Este detalhe sugere ainda que o grupo deve ter invadido com sucesso a infraestrutura bancária para obter acesso à rede no qual os caixas eletrônicos estão conectados.

Segundo o Delegado Fausto Bulcão, da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos (DRRB), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), a Polícia Civil do Pará já ouviu falar do novo vírus, mas não há notícias de ocorrências dele no Brasil até o momento. Uma vez instalado, o malware, na forma do arquivo Java com o nome “INJX_PURE.jar”, procura o processo que controla o caixa eletrônico para controlá-lo e assim infecta o dispositivo por meio de processos legítimos. Para saber que a infecção foi bem-sucedida, o malware mostra a mensagem “liberdade e glória” na tela do terminal – este texto pode aparecer em russo, português, espanhol e chinês.
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA