logo jornal amazonia

Operação identifica crimes ambientais durante inspeção em linhas de transmissão de Belo Monte

Ação foi realizada por agentes do Comando Conjunto Norte em apoio à Polícia Federal

Redação Integrada

Delitos ambientais também foram identificados na região da Vila União, em Marabá, no sudeste paraense, na última terça-feira (20). O caso ocorreu durante a Operação Magnésium realizada pelo Comando Conjunto Norte - formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte - em apoio à Polícia Federal. Na ocasião, funcionários da Belo Monte Transmissora de Energia puderam realizar inspeções necessárias em suas torres de transmissão.

A ação visou realizar ações repressivas contra delitos ambientais e foi fundamental para a manutenção de energia em áreas estratégicas da Amazônia Legal. Participaram militares do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, sob coordenação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, e os agentes da PF. 

A operação foi realizada no âmbito da Operação Verde Brasil 2, que tem o objetivo de combater crimes e delitos ambientais e deflagrar focos de incêndio na Amazônia Oriental. Os trabalhos dos militares das Forças Armadas ocorrem em coordenação com agentes de órgãos de Segurança Pública e de Proteção Ambiental municipais, estaduais e federais.

Ações semelhantes garantem o fornecimento de energia para os estados no norte do país, principalmente o Amapá, que sofreu dois apagões - dos quais um durou 21 dias em novembro de 2020. O segundo, que ocorreu em 8 de abril desse ano, foi causado por problemas com a linha de transmissão no trecho do Linhão de Tucuruí, entre Jurupari, no Pará, e Laranjal do Jari, no Amapá, operada pela Belo Monte Transmissora de Energia. O problema atingiu 15 dos 16 municípios.

A permanência das Forças Armadas na Amazônia Legal foi autorizada pelo Decreto 10.539, de 4/11/2020. A missão busca contribuir com as ações para preservação da Amazônia previstas pelo Conselho Nacional da Amazônia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA