CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Motim em São Brás termina com agentes liberados e um preso degolado

A negociação para libertação dos reféns durou quase duas horas

Redação Integrada

Após quase duas horas de negociação, foram liberados os dois agentes prisionais que estavam sendo feitos reféns por dois presos custodiados na Central de Triagem da Polícia Civil no bairro de São Brás, em Belém. Um detento morreu durante a ação.

O anúncio do fim do motim foi feito pouco depois das 19h30 pelo diretor administrativo penitenciário Janderson Paixão. Segundo ele, os agentes prisionais foram feitos reféns após a morte de um dos presos, como forma de garantir a integridade física dos detentos que se encontravam na cela onde ocorreu o crime.

image O anúncio do fim do motim foi feito pouco depois das 19h30 pelo diretor administrativo penitenciário Janderson Paixão (Elivaldo Pamplona / O Liberal)

 

 

 

O motim teria sido provocado por briga entre facções rivais e resultou na morte do preso Leunilson Santana Gama, de 38 anos, que  havia entrado há pouco tempo na Central de Triagem, mas já teria rivalidade antiga com outros presos. Ele foi degolado pelos colegas de cela.

A Susipe, com o apoio da Polícia Militar e de agentes prisionais, fez o procedimento de contagem nas celas e tranca dos presos. Enquanto isso, as visitas na unidade estão suspensas, até que seja restabelecida a normalidade e garantida a segurança de internos e servidores. Após a conclusão dos trabalhos iniciais, será aberto um Procedimento Disciplinar Penitenciário (PDP) e inquérito policial para descobrir os envolvidos no homicídio.

image O detento Leunilson Santana Gama, de 38 anos, foi decapitado pelos colegas de cela. A morte seria decorrente do fato dele pertencer a uma facção rival. (Ascom Susipe)

 

 

 

Familiares dos presos que acompanham o desenrolar do caso chegaram a fazer um protesto em frente à Central de Triagem. Eles reclamavam da falta de informações sobre os detentos na unidade e também das condições em que se encontram na unidade. Pouco depois, o diretor em exercício da Central de Triagem, Marcos Martins, e a assistente social da Susipe, Socorro Pontes, foram até a área externa da CT para conversar com os manifestantes.

image Familiares dos presos que reclamavam da falta de informações sobre os detentos conversaram com o diretor em exercício da Central de Triagem, Marcos Martins, e com a assistente social da Susipe, Socorro Pontes (Elivaldo Pamplona / O Liberal)

 

 

 

O motim teve início às 17h30 desta terça-feira (21). A Polícia Militar, Força Nacional e Corpo de Bombeiros mantiveram o isolamento do local. O trânsito nos arredores e no perímetro da avenida Magalhães Barata, entre a travessa Castelo Branco e a avenida José Bonifácio ficou interditado até por volta das 20h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA