CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Índices de criminalidade tiveram redução de 90% no Círio 2019, afirma Segup

Dados foram comparados aos do mesmo período do ano passado

Redação Integrada

Os índices de criminalidade no Círio deste ano apresentaram redução de 90% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), divulgados nesta segunda-feira (14). 

O saldo positivo, de acordo com o órgão de segurança, é um reflexo da “Operação Círio”, que contou com o esforço integrado das forças de segurança do Estado que compõe o sistema de segurança pública. "Mais de 9 mil agentes, distribuídos por cada ponto das procissões da quadra nazarena e na entrada da cidade, foram envolvidos na maior operação do ano, com objetivo de proporcionar aos romeiros e turistas um dos Círios mais tranquilos e seguros de últimos anos", ressaltou a instituição.

Entre os principais índices apontados podem ser destacados os homicídios, que tiveram uma redução de 90% dos casos, com 10 em 2018 e apenas um registrado neste ano; e o crime de roubo, que teve mais de 60% de queda, tendo 453 casos em 2018 e 151 registrados na Região Metropolitana do Estado, em 2019.

O secretário de segurança pública Ualame Machado destacou o sucesso da operação, que iniciou no dia 8 de outubro e continuará até o dia 28, quando se encerra a festividade da quadra Nazarena. “Estamos trabalhando no planejamento desta operação desde o início do ano, ajustando e coordenando de forma conjunta com as demais instituições que compõe a segurança pública para que tudo saísse conforme o planejamento traçado. Nosso objetivo maior era garantir a segurança da população paraense e dos turistas que vêm até o nosso Estado prestigiar a maior festa de fé e religiosidade do mundo”, afirmou.

INTEGRAÇÃO

O Centro Integrado de Comando e Controle reuniu representantes das forças de segurança e saúde para conduzir as ações que foram realizadas para cada procissão. O Centro está instalado acima da 2ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar, localizado no estacionamento do centro arquitetônico de Nazaré, e ficará monitorando e acompanhando a movimentação até o dia 28 de outubro.

VIDEOMONITORAMENTO

Neste ano, a Segurança Pública intensificou as ações para garantir a tranquilidade da população. Ao todo, 73 câmeras foram instaladas na Região Metropolitana de Belém, abrangendo os pontos de chegada e saída dos romeiros e turistas, como aeroporto, terminal rodoviário, porto fluvial, percurso e entorno das procissões.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA