CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Incêndio no Comércio: além de duas lojas destruídas, outros dois imóveis foram atingidos pelo fogo

Os imóveis deverão ser escorados até que as providências sejam tomadas pela Fumbel e pelo Iphan

Saul Anjos
fonte

O coordenador operacional da Defesa Civil Municipal de Belém, Claudionor Corrêa, estima que outros dois locais tenham sido atingidos parcialmente pelo incêndio da tarde desta quinta-feira (13), além das duas lojas que foram totalmente destruídas pelas chamas. Não houve vítimas, mas os prejuízos materiais, por enquanto, são incalculáveis. 

Claudionor explica que, por conta das duas lojas estarem dentro do Centro Histórico de Belém, tombado como conjunto histórico pelo município, será necessário a realização de escoramento nos dois locais. Na manhã desta sexta-feira (14), a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, vai enviar uma para uma vistoria no local.

Ainda não há como saber se os outros cinco imóveis que foram atingidos correm algum risco. As causas do incêndio nas duas lojas também estão sendo analisadas pelos bombeiros, mas um laudo completo deve demorar pelo menos duas semanas para ser entregue.

“Deslocamos uma equipe da Defesa Civil para cá na tarde de quinta-feira (13) e identificamos que, de fato, dois prédios comerciais tinham sido tomados pelo incêndio. Conversamos com o comandante responsável e ele nos passou as orientações. Não houve vítimas. Orientamos as questões de medidas preventivas e de segurança para os curiosos que ficaram no local. Nesta sexta-feira (14), retornamos pela manhã para identificar se o trabalho dos bombeiros tinha sido finalizado e verificamos que os bombeiros estavam fazendo o rescaldo.

Após a liberação da área pelos bombeiros, entraremos com uma equipe de engenharia para fazer os primeiros levantamentos dos dois prédios que tiveram perda total. Verificar se há um risco de desabamento e se a área precisa continuar isolada para garantir a segurança da população. Encaminharemos os órgãos do patrimônio histórico municipais, estaduais e federais (Fundação Cultural do Município de Belém – FUMBEL – Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Secult – e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan), porque os dois prédios são tombados pelo patrimônio histórico. Precisa haver um trabalho diferente dos demais prédios por conta disso”, disse. 

“Sugerimos sempre que seja feito o escoramento para, a partir daí os demais órgãos tracem um planejamento de restauração dessa estrutura, preservando a história, mas, principalmente, guardando o bem maior, que é a vida”, continuou. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA