logo jornal amazonia

Fiscalização da Base ‘Candiru’ apreende 8 quilos de 'supermaconha' e prende homem no Pará

Esta é a sétima apreensão de entorpecentes neste mês de maio e reforça o enfrentamento aos crimes praticados nos rios amazônicos

O Liberal
fonte

Agentes da Base Fluvial Candiru apreenderam 8,14 quilos de skunk, a “supermaconha”, na madrugada desta quinta-feira (22/5), durante fiscalização a embarcação "F/B Princesa de Juruti" que saiu de Juruti com destino a Santarém. Um homem foi preso. A unidade que realizou a apreensão e a prisão é vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e conta com o apoio das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Receita Federal. 

Durante a abordagem à embarcação que navegava pelo Rio Amazonas na frente do município de Óbidos, após sair de Juruti com destino a Santarém, foi solicitado aos passageiros que permanecessem próximos as suas bagagens, entretanto uma mala preta chamou a atenção, por conta do proprietário não ter aparecido.

A mala foi aberta e nela foram encontrados 7 tabletes de maconha do tipo skunk, pesando aproximadamente 8.145 kg. Em seguida, os agentes analisaram as imagens das câmeras de vigilância da embarcação, o que levou a identificação do responsável pela bagagem. Diante dos fatos, o suspeito confessou o crime e foi autuado em flagrante, sendo posteriormente conduzido à equipe de Polícia Civil na Base Candiru para procedimentos cabíveis.

VEJA MAIS 

image Operação prende suspeito de homicídio e apreende drogas no rio Amazonas
Coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), as operações vêm reforçando a segurança na região do Baixo Amazonas

image Com a ajuda de um cão farejador, agentes apreendem mais de 22 kg de entorpecentes em Óbidos, no Pará
A droga estava escondida em materiais para a produção de camas de MDF, no compartimento de cargas do navio

image Base fluvial 'Candiru' ajuda a combater tráfico de drogas e contrabando no Pará
De janeiro a abril deste ano, os agentes da base abordaram cerca de 330 embarcações e mais de 22 mil pessoas

“Seguimos com mais uma fiscalização concluída com êxito pelos agentes da Base Candiru, de sábado até esta quinta-feira, fizemos três apreensões de drogas, resultando em quase 150 kg de drogas apreendidos, os quais estavam sendo transportados nas embarcações que usam a rota do Rio Amazonas. A ação demonstra, mais uma vez, a eficácia da estratégia de segurança para a malha fluvial do Pará, onde diariamente temos conseguido interceptar o tráfico de drogas, foragidos da justiça e outros ilícitos que tentam cruzar os nos rios”, contou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

“Nessa madrugada, mais de 8 quilos de skank foram apreendidos com um homem que seguia para o município de Santarém e com a expertise dos nossos agentes o material foi apreendido e o homem preso em flagrante, enfraquecendo assim o comércio ilegal de drogas no estado”, completou. 

Balanço de apreensões na Base Candiru

De janeiro a abril de 2025, foram realizadas 398 abordagens a embarcações pelos rios no entorno da Base Candiru, resultando na apreensão de mais de 590 kg de drogas já periciadas, e de 850 kg de papel picado impregnado com entorpecentes que seguem sob perícia. Também foram presas em flagrante 13 pessoas e outros 11 mandados de prisão foram cumpridos.

Neste mês de maio, foram apreendidos mais de 200 quilos de drogas em sete flagrantes durante as fiscalizações a embarcações na malha fluvial do Rio Amazonas. As ações seguem, a fim de reprimir o transporte de ilícitos nas embarcações que utilizam as rotas no Baixo Amazonas.

O que é a "supermaconha"?

Também conhecida como supermaconha, a skunk age como uma substância psicoativa de ação perturbadora do sistema nervoso central e tem uma concentração mais forte de THC (Tetra-hidro-canabidinol), substância psicoativa que age alterando os níveis de serotonina e de dopamina, hormônios ligados às sensações de prazer e satisfação no cérebro. Ela é produzida a partir de uma espécie de cannabis sativa híbrida, resultado de cruzamentos de espécies diferentes de plantas do mesmo gênero. Criada em laboratório, a droga pode ter efeito até dez vezes mais potente do que a maconha. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA