logo jornal amazonia

Avião é destruído e dois são presos na Terra Yanomami

A operação realizada pela FAB, Ibama e PRF aconteceu no sudeste de Surucucu, em Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela.

O Liberal
fonte

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou que duas pessoas foram presas e uma aeronave foi destruída na operação que combate o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, a sudeste de Surucucu, estado de Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela. A  ação foi realizada na sexta-feira, 7, em uma pista clandestina descoberta pelas autoridades policiais.

A operação foi realizada em conjunto pelas Forças Armadas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A FAB informou que a operação foi deflagrada logo após a desativação dos corredores aéreos legais naquele território. A saída voluntária de garimpeiros da terra indígena Yanomami em voos privados foi encerrada no dia anterior, na quinta-feira, 6.

Veja também:

image PF deflagra operação para combater garimpo ilegal em terras Yanomami
O objetivo é proteger a população Yanomami e erradicar a prática criminosa nas terras da etnia

image Governo anuncia mais medidas emergenciais para a Terra Indígena Yanomami
Além de garantir saúde e assistência, o governo também pretende impedir o transporte aéreo e fluvial de grupos criminosos pela região

image Meninas Yanomami eram embriagadas por garimpeiros antes de estupro, diz relatório
Governo investiga denúncia de que invasões engravidaram 30 adolescentes da nação indígena

O flagrante foi possível por conta da investigação prévia realizada pelo serviço de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). os agentes chegaram à localidade  em um helicóptero da Marinha do Brasil, na noite anterior às prisões, e utilizaram um equipamento de visão noturna chamado Night Vision Goggles (NVG) para localizar os suspeitos.

Os agentes efetuaram as prisões e incendiaram a aeronave. As pessoas detidas foram levadas para Boa Vista, capital de Roraima, onde foram apresentadas às autoridades policiais competentes.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA