CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Avião que caiu no Bengui estava regular, diz a Anac

Aeronáutica também investigará motivos da pane do monomotor

Dilson Pimentel
fonte

A Aeronáutica confirmou que também vai investigar as causas do acidente com o avião que caiu na última quarta-feira (13) sobre um canteiro de obras no bairro do Bengui. Nesta quinta (14), a apuração policial do caso passou à responsabilidade da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe).

Nesta quinta-feira, o avião ainda permanecia no local do acidente, após cair sobre a guarita de um residencial em construção. A desmontagem e retirada da aeronave começou a ser feita no fim da tarde. Acidente comprometeu segundo pavimento de três casas e assustou famílias vizinhas ao ponto da queda.

LEIA MAIS: 


A redação integrada de O Liberal solicitou informações detalhadas sobre o acidente e entrou em contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em Brasília, para saber de outras providências que podem esclarecer os motivos do acidente aéreo. 

A reportagem pediu informações sobre quando iria ocorrer a retirada da aeronave e para que local o monomotor será enviado. Também foi  se os investigadores da Aeronáutica já sabiam qual era a rota de voo do monomotor. 

Sobre essas solicitações, o Cenipa informou que investigadores do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realizaram, ainda no dia do acidente, a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-JIC. 

Ainda segundo o Cenipa, a ação inicial é o começo do processo de investigação - e tem por objetivo coletar dados, a partir de fotografias do local e retirada de partes da aeronave para análise, "além reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos", informou o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, em Brasília.

A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.

image Anac confirmou que aeronave estava liberada para voos (Igor Mota)

AERONAVE ESTAVA REGULAR

Em contato com a redação integrada de O Liberal, a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) informou que o proprietário da aeronave, de matrícula PT-JIC, é Alex Sampaio da Silva. E que, de acordo com Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), ela estava estava em situação regular.

O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) estavam válidos, acrescentou a Anac. O modelo Cessna Aircraft, ano de fabricação 1973, tem capacidade para transportar no máximo cinco passageiros. Na hora do acidente, estavam no interior do avião apenas o piloto e o co-piloto.

image Dineia, de uma das famílias atingidas: "Ouvi as pessoas gritando na rua" (Igor Mota)

COMO SE INVESTIGA UM ACIDENTE AÉREO? 

1 - COMISSÃO
A formação básica de uma Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos é de três profissionais. Em casos mais complexos, ela pode ser formada por diversos especialistas - como pilotos, engenheiros, psicólogos, controladores de tráfego aéreo e mecânicos - que trabalham para chegar às causas das ocorrências e prevenir outros acidentes.

2 - APURANDO FATOS
Os profissionais trabalham na identificação dos fatores que levaram, direta ou indiretamente, à ocorrência.

3 - RECOMENDAÇÕES
A Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos também emite recomendações de segurança (RS) para ação direta ou tomada de decisões que eliminem fatores que levaram ao incidente ou minimizem as suas consequências.

AS ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO

- COLETA DE DADOS
Equipes de militares especializados analisam destroços, buscam indícios de falhas, levantam hipóteses sobre a performance da aeronave nos momentos finais do voo: fotografam, entrevistam testemunhas e retiram partes da aeronave para análise.

- ANÁLISES 
Se estabelecem relações, levando em conta diversos fatores que possam ter levado ao ocorrido: materiais (sistemas da aeronave e projeto), humanos (aspectos médicos e psicológicos) ou operacionais (rota, meteorologia entre outros). Ao longo dos trabalhos, outros profissionais (pilotos, engenheiros, médicos, psicólogos, mecânicos) podem se integrar à comissão.

- RESULTADOS
O resultado da investigação é divulgado após a conclusão do relatório final, publicado no site do Cenipa. São identificados os fatores que levaram ao acidente e feitas recomendações de segurança - para tornar a aviação mais segura.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA