Professor é preso suspeito de aliciar estudantes no interior do Pará
A Polícia Civil identificou as vítimas, as quais relataram os abusos durante as escutas especializadas
Um professor foi preso pela Polícia Civil na terça-feira (1º/7), em Altamira, no sudoeste do Pará, suspeito de aliciar menores de idade. Segundo as investigações da PC, ele utilizava perfis falsos em redes sociais para entrar em contato com estudantes.
Conforme as autoridades, vítimas adolescentes foram identificadas e relataram os abusos durante as escutas especializadas. Contra o suspeito havia um mandado de prisão preventiva, que foi cumprido pela Delegacia Especializada no Atendimento a Crianças e Adolescentes de Altamira, com o apoio da Delegacia da Mulher (DEAM), Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) e policiais do expediente de Altamira.
VEJA MAIS
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão realizado pela Delegacia de Brasil Novo, foram encontrados materiais ilícitos em seus equipamentos eletrônicos. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito atuava como professor em escolas dos municípios de Brasil Novo e Altamira.
Em nota, a prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), afirmou que a conduta dos profissionais em geral deve respeitar a integridade de todos, em
especial os vulneráveis, as crianças, compromisso social inegociável da gestão municipal. “Desde o início deste ano, após denúncias acompanhadas pelos órgãos públicos, em especial o Conselho Tutelar e o Ministério Público do Estado do Pará, a Semed intensificou ações preventivas, educativas e implementou medidas sancionadoras a servidores com qualquer desvio de conduta. Dentre os casos acompanhados há o que envolve o suspeito, preso na última terça-feira, 1º de julho, o qual atuava como professor temporário na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Oneide de Souza Tavares. Assim que a direção da unidade escolar recebeu as primeiras denúncias sobre a conduta inadequada do servidor - há cerca de três semanas - a escola prontamente exonerou o profissional, comunicou a direção da Semed e encaminhou o caso às autoridades”, garantiu.
A prefeitura de Altamira ainda reforçou o cuidado que possui com os mais vulneráveis. “As crianças são o futuro da nação e possuem direitos que devem ser resguardados de forma inquestionável, sendo esta proteção é obrigação de toda sociedade e todas ocorrências devem ser comunicadas às autoridades competentes. O trabalho da rede municipal é pautado pelo cuidado e respeito com objetivo de construir um ambiente escolar seguro para todos", declarou.
A Redação Integrada de O Liberal solicitou um posicionamento da prefeitura de Brasil Novo e não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Palavras-chave