Fugitivo é recapturado e outro morre em confronto com a polícia após fuga de presídio em Santarém
Até o momento, dois custodiados são procurados pelas forças de segurança pública
A Polícia Penal capturou Mário Jorge Vieira da Rocha no final da noite de sábado (20/12) após escapar da cadeia. Ele e mais quatro custodiados fugiram da Penitenciária Silvio Hall de Moura, em Santarém, no oeste do Pará, na última sexta-feira (19/12). Outro fugitivo, identificado como Mário Alexandre Printes Teixeira, morreu em confronto com as forças de segurança.
Mário foi um dos primeiros a ser localizado no bairro Bela Vista do Juá. Ele teria tentado resistir à prisão e foi atingido com um tiro no pé. O homem foi encaminhado ao Hospital Municipal de Santarém para atendimento médico e estava fora de perigo.
Ele é investigado por envolvimento em assaltos em Santarém e por tráfico de drogas no município da Prainha, também no oeste do estado. O criminoso ficou conhecido após usar o enteado como escudo, em abril deste ano, quando foi preso.
VEJA MAIS
Durante as operações de busca, a polícia confirmou a morte de Alexandre, também no sábado (20), após intervenção policial. De acordo com informações da polícia, o fugitivo reagiu à abordagem da Polícia Penal e acabou sendo atingido. A ação aconteceu na Nova Moaçara. Ele ainda foi levado para o Hospital Municipal de Santarém, porém não resistiu aos ferimentos. Alexandre foi detido em 2024, no município de Terra Santa, suspeito de planejar um atentado contra policiais.
Outro que foi recapturado foi João Vinícius Oliveira, de 22 anos. Os agentes o localizaram também na noite de sábado (20/12) no bairro Espírito Santo, após moradores acionarem a Polícia Militar.
João Vinícius cumpre pena por assalto e tráfico de drogas. Os policiais conduziram o indivíduo sem sinais de lesão para apresentação mediante autoridade policial. Durante a apresentação, João Vinícius relatou que conseguiu fugir da penitenciária pulando o muro, mas não detalhou como conseguiu fazer isso. Ele afirmou desconhecer o paradeiro dos outros fugitivos.
Do total de cinco presosa que fugiram da Penitenciária Silvio Hall de Moura, em Santarém, no oeste do Pará, apenas Douglas Ferreira da Silva e Daniel Rodrigues Facundes continuam foragidos.
Em nota, a PC informou que as ações de busca e recaptura estão em andamento. “A Corregedoria apura o caso e os Policiais Penais que estavam no plantão foram prolongados para a Delegacia do município, que deverá tramitar para a Divisão de Crimes Funcionais (DECRIF), que fará a purificação da conduta dos agentes responsáveis pela segurança”, disse no documento.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que recapturou um dos cinco custodiados que fugiram da Unidade de Custódia e Reinserção de Santarém, nesta sexta-feira (19). Um segundo custodiado entrou em confronto com os policiais na noite de sábado (20), foi socorrido, mas não resistiu. Ações de busca e recaptura estão em andamento. A Corregedoria apura o caso e os Policiais Penais que estavam no plantão foram conduzidos para a Delegacia do município, que deverá tramitar para a Divisão de Crimes Funcionais (DECRIF), que fará a apuração da conduta dos agentes responsáveis pela segurança.
Palavras-chave