Como fazer a adaptação entre gatos e cachorros sem perrengues?
Aprenda dicas úteis para introduzir gradualmente os pets e garantir uma convivência harmoniosa entre eles

Cães e gatos podem conviver harmoniosamente, mas a introdução de um novo pet em casa pode ser um desafio para quem já vive com um gato ou vice-versa. Mesmo que existam diferenças naturais entre caninos e felinos, como comportamentos de caça e socialização, com uma introdução cuidadosa é possível estabelecer uma relação boa entre os dois.
Pensando nisso, o OLiberal.com mostra algumas sugestões de como fazer uma boa adaptação e sem muitas dores de cabeça:
Faça uma introdução gradual
É importante fazer uma introdução gradual entre os pets. Inicialmente, mantenha-os em áreas separadas, permitindo que eles se acostumem com o cheiro e os sons um do outro e aos poucos vá aproximando-os.
Troca de cheiros
Introduza o cheiro do cachorro para o gato e vice-versa. Esfregue um pano no corpo de cada animal ou de algum brinquedo e deixe-os sentir o cheiro do outro. A prática ajudará a familiarizá-los com o novo pet aos poucos.
VEJA MAIS
Supervisão constante
Quando chegar a hora de permitir que eles se encontrem face a face, certifique-se de supervisionar de perto para evitar conflitos.
Reforço positivo
Utilize reforço positivo para associar o comportamento adequado. Recompense o cachorro e o gato com petiscos, elogios e carinho quando eles interagirem de forma calma e amigável.
Tempo de qualidade
Garanta que cada animal tenha tempo de qualidade com você. Isso ajudará a evitar qualquer sentimento de exclusão ou competição entre eles.
Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Mirelly Pires, editora web de OLiberal.com
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA