Meu gato parou de usar a caixa de areia: O que fazer?

Problema é bastante comum com os felinos, mas resoluções são simples e podem ser feitas com ajustes de rotina e consultas veterinárias

Gabrielle Borges

Gatos são conhecidos por serem animais divertidos, independentes e muito higiênicos, mas também podem ser conhecidos por alguns comportametos teimosos. Um dos mais comuns — e frustrantes para a maioria dos tutores — é quando o bichano para de usar a caixa de areia. Esse comportamento pode ter diversas causas e na maioria dos casos é possível resolver com algumas mudanças no ambiente e um pouco de paciência.

Pensando nisso, o OLiberal.com te mostra porque isso acontece e o que você pode fazer para ajudar seu gatinho a voltar à rotina de forma tranquila.

Observe a saúde do seu gato

Pode não parecer, mas segundo veterinários, muitos problemas com a caixa de areia têm origem médica. Se o seu gatinho está evitando o uso da caixinha, leve-o ao veterinário. Ele pode estar com dor ao urinar ou defecar, que pode ser causada por:

  • Infecção urinária;
  • Cistite;
  • Pedras na bexiga;
  • Problemas renais;
  • Constipação.

VEJA MAIS

image Pets também devem usar protetor solar: veja como utilizar corretamente
Profissionais afirmam que não se deve passar o protetor solar comum, visto que a composição pode agredir a pele dos animais


image Páscoa: pode dar chocolate para pets? Veterinária faz alerta
Tais substâncias são consideradas estimulantes das funções orgânicas e prejudiciais aos pets

Observe a localização da caixa de areia

Gatos são bastante exigentes com higiene e conforto. Por isso, é fundamental avaliar os seguintes pontos da caixa de areia:

  •  Quantidade de caixas: sempre tenha mais de uma caixa de areia por quantidade de gato. Em uma casa com dois gatos, por exemplo, o ideal é ter três caixas e assim por diante;
  •  Tamanho e formato: a caixa deve ser grande o suficiente para o gato dar uma volta completa dentro dela;
  •  Localização: evite locais barulhentos, de difícil acesso ou com muito movimento. Gatos gostam de fazer suas necessidades em um lugar tranquilo;
  •  Areia adequada: experimente diferentes tipos de areia (granulada, sílica, biodegradável). Alguns gatos têm preferências bem específicas.

Mantenha sempre a caixa limpa

Gatos são muito higiênicos e a sujeira pode ser o suficiente para que eles procurem outro lugar. Limpe as fezes diariamente e troque toda a areia pelo menos uma vez por semana, lavando a caixa com sabão neutro e água morna.

Fatores emocionais e territoriais

Punir ou gritar com o gato não resolve o problema e ainda pode aumentar o estresse, piorando o comportamento. Assim como mudanças na casa, a chegada de um novo pet, mudança de residência ou estresse no ambiente podem causar comportamentos indesejados. O gato pode estar marcando território ou se sentindo inseguro. Tente proporcionar um ambiente calmo, com brinquedos, esconderijos e locais altos para ele se sentir seguro.

Use feromônios sintéticos

Com a prescrição de um veterinário, produtos como difusores de feromônio ajudam a acalmar o gato e reduzir comportamentos relacionados ao estresse. Eles imitam os feromônios naturais que os gatos usam para se sentirem seguros.

Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Mirelly Pires, editora web de OLibveral.com

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pets
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL