Trinta toneladas de minério de ferro são apreendidas na região sudeste do Pará

Durante a apuração, foi confirmada alteração na nota fiscal, assim como a falta de pagamentos do ICMS relacionado ao minério e ao serviço de transporte.

O Liberal
fonte

Cerca de 30 toneladas de minério de ferro foram apreendidas durante fiscalização realizada pela Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), em Conceição do Araguaia, sudeste do Pará.

Segundo informações da Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito, o minério foi retirado da cidade de Goianorte, no Tocantins e seria levado para o m|unicípio de São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais. A carga, avaliada em mais de R$ 17 mil reais, estava com nota fiscal irregular.

VEJA MAIS

image Exportações do Pará têm queda de 4,4% no primeiro semestre; saiba o que pode ter motivado
Produtos tradicionais como minério de ferro, carne e madeira tiveram variações negativas. Especialistas atribuem a comportamentos externos.

[[(standard.Article) Comércio entre Pará e EUA bate recorde e supera nível anterior à pandemia]]

O coordenador da unidade do Araguaia, Cicinato Oliveira, informou que os fiscais de receitas estaduais solicitaram a documentação pertinente à operação com o minério, como documentos fiscais e a licença de operação, que é obrigatória.

Durante a apuração, foi confirmada alteração na nota fiscal, assim como a falta de pagamentos do ICMS relacionado ao minério e ao serviço de transporte.

A empresa que emitiu a nota fiscal incluiu nos dados adicionais a licença de outro estabelecimento que não tinha nenhum conhecimento sobre a operação. “A licença estava sendo usada apenas para dar a impressão de que a operação estava em conformidade com a lei. Foi descoberto também que o minério foi extraído em território paraense, e não em outro Estado, como informou a nota fiscal”, contou Oliveira.

Foi emitido um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 4.373,40 e o caminhão com a carga foi direcionado à Polícia Federal em Redenção para a investigação pertinente.  A operação teve o suporte da Polícia Rodoviária Estadual do Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ