Setembro Verde: campanha nacional conscientiza população sobre importância da doação de órgãos

Com o intuito de aumentar o número de doações, foi criada a campanha Setembro Verde, alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 deste mês

Fabyo Cruz

A doação de córneas que evitou a perda da visão da avó de Monique Leão, 32 anos, foi o gatilho para a universitária decidir se tornar uma doadora de órgãos. Ser um doador de órgãos é fundamental para diminuir o tempo das filas de espera que se agravaram pela pandemia. Com o intuito de aumentar o número de doações, foi criada a campanha Setembro Verde, alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 deste mês.

image Universitária Monique Leão (Sidney Oliveira / O Liberal)

“Se ela não tivesse recebido essa doação, naquele momento teria ficado cega, não tinha mais condições de hoje em dia estar enxergando. Então, a família sabe como foi esse processo da doação, o quanto foi importante para ela, por isso eu penso que pode ser importante para ajudar outras famílias no futuro. A doação é importante porque mesmo sendo o motivo da partida de um familiar de alguém, você acaba sendo motivo de felicidade para quem precisa está na fila de espera”, disse Monique.  

 

Pará tem 1,6 mil pessoas na fila para transplante de córnea e rim

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), 1.646 pessoas estão na lista de espera por transplantes de córnea (1.207) e de rim (439) no Pará. De janeiro a julho deste ano, foram realizados 108 transplantes de córnea, 16 transplantes de rim e três de medula óssea no estado, os três procedimentos que atualmente são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS) e rede privada.

Algumas etapas são necessárias para a doação de órgãos. O processo só pode ser autorizado pela família da pessoa falecida. Pode ser o cônjuge, pai, mãe, irmãos, filhos e avós. A retirada dos órgãos somente poderá ser realizada por equipes médicas especializadas e autorizadas pelo Ministério da Saúde. Após a retirada dos órgãos, é garantido pela Lei Federal 9.434/1977 e pelo Decreto 9.175/2017 que o corpo do doador seja condignamente recomposto para ser entregue aos familiares

 

Campanha Setembro Verde no Pará

 

Uma campanha de estímulo à doação de órgãos e tecidos para transplantes será realizada de 27 a 30 de setembro pela Fundação Santa Casa em parceria com a Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa). O evento terá mesa redonda, live, estações de divulgação e programação científica.

A ação é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e, na abertura da programação, haverá um abraço solitário ao redor da capelinha do hospital. O gesto quer incentivar a doação de órgãos.

Também, haverá pronunciamentos de representantes das instituições e setores de saúde envolvidos, e uma apresentação especial do Coral da Santa Casa com a participação de crianças que fazem hemodiálise na Terapia Renal Substitutiva Pediátrica do hospital. A Santa Casa atende crianças de 1 a 13 anos, que aguardam transplantes de rins.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ