Sespa promove Dia D da vacinação contra a poliomielite no próximo sábado

Todos os 144 municípios do Pará foram convocados para que as estratégias de imunização sejam reforçadas, aumentando o número de locais com doses disponíveis

Camila Azevedo

O Dia D da vacinação contra a poliomielite será neste sábado (22). A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) pensou na data como alusão ao Dia Mundial do Combate à Poliomielite, que é celebrado no dia 24 de outubro, e sendo uma forma de oferecer maior disponibilidade para as famílias levarem as crianças à imunização. Todas as crianças com idade abaixo de 5 anos devem estar com a vacina em dia. Por ser uma doença considerada erradicada no Brasil desde 1994, famílias por todo o país negligenciam a importância da vacina e a gravidade da pólio. 

Todos os 144 municípios do Pará foram convocados pela Sespa para intensificarem suas estratégias de vacinação, instruindo para que as cidades aumentem o número de locais de vacinação e disponibilizem mais profissionais para aplicar os imunizantes. A pasta é responsável, ainda, pela distribuição das vacinas para todas as cidades, fazendo o auxílio junto ao poder municipal na definição de ações para ampliar as coberturas vacinais.

A vacinação contra a poliomielite é a única forma de prevenir a doença. O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, explica que a imunização é fundamental. “Precisamos aumentar nossa cobertura vacinal contra a poliomielite. É uma doença que há anos não faz parte da realidade do nosso Estado e nem do nosso país. Por isso, vacinar o máximo de crianças possível é fundamental para não convivermos com a paralisia infantil no Pará. Convocamos todos os nossos municípios para não medirem esforços e vacinarem suas crianças”, declarou.

Diferentes pontos da Região Metropolitana de Belém (RMB) contarão com a disponibilização de vacinas. A unidade móvel de vacinação, que funciona ao lado da Basílica Santuário durante a quadra nazarena, de 9h às 21h, também será um ponto. 

Serviço

A Sespa realizará vacinação, ainda, nos espaços do TerSaúde, ação do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), em Icoaraci, Bengui e Atalaia. No domingo, dia 23, as ações de vacinação ocorrerão nas unidades do TerSaúde dos bairros da Terra Firme, Tapanã e Cidade Nova 8. Nestas ações também serão disponibilizados imunizantes contra sarampo, covid, HPV e influenza. O horário de funcionamento será das 8h às 13h.

Já na próxima terça-feira, dia 25, as Usinas da Paz de Marituba, Icuí, Cabanagem, Bengui e Jurunas receberão as ações de vacinação da Sespa. O horário de funcionamento será de 8h às 17h.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ