CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sespa adia balanço para a covid-19 no Pará e justifica 'manutenção em equipamentos de laboratório'

Até ontem, eram 5 mortes, 123 casos confirmados, 84 em análise e 1.088 descartados

Redação integrada de O Liberal
fonte

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou que divulgará apenas no fim da tarde desta terça (7) o novo balanço para os casos da covid-19 em todo o Pará. O novo boletim não foi divulgado pela manhã, como é de praxe e também era esperado para o início da tarde desta terça-feira - uma atípica movimentação frente aos últimos balanços da pandemia no Estado, sempre atualizados a cada novo turno.

 

"A Sespa informa que seguindo ao protocolo de segurança e qualidade, realizou manutenção nos equipamentos utilizados no Lacen-PA [Laboratório Central do Estado do Pará]. Por este motivo somente no final da tarde desta terça-feira (07), será divulgado o boletim informativo com atualizações dos casos de Covid-19 no Pará", confirmou às 14h a secretaria de saúde.

LEIA MAIS:
Sespa confirma 43 internações possivelmente ligadas à covid-19 em todo o Pará

-  Sespa confirma que testes rápidos da covid-19 começaram por profissionais de saúde
Em Belém, isolamento social contra covid-19 é menor na Pratinha, Campina e Tenoné
UFPA mantém atividades suspensas 'por tempo indeterminado' contra a covid-19

Internados são 43 no Pará


Um pouco antes de adiar o novo balanço, o titular da Sespa, Alberto Beltrame, comentou nesse início da tarde, em entrevista ao JL1, da TV Liberal, as novas medidas do governo e o avanço da covid-19 no Pará.

"Como ocore em outros estados, temos focado nas internações de casos por síndrome respiratória aguda grave. Temos 43 pessoas internadas nos últimos dias [com esse quadro]. Todos passaram por testes. Treze foram, diagnosticadas positivamente. O restante está em análise", disse Beltrame.

Estado rebate subnotificações


"Pedimos aos municípios que mantenham o acolhimento de pacientes nas suas unidades. Insisto que o exame [da covid-19] é essencial para a saúde", asseverou Beltrame, reafirmado que não há subnotificações no Pará. "O que pode acontecer, e é o esperado, é que aquelas pessoas que ficaram em casa, e que não se expuseram, não terão um diagnóstico espoecífico do coronavírus", disse o secretário. "Mas isso não vai interferir no cuidado, nem no tratamento, que não existe. Isso vai sim é determinar o que nós estamos falando o tempo inteiro: fique em casa e proteja a si e a comunidade".

Apenas em 24 horas, entre o fim da noite do último domingo (5) e ao longo de toda desta segunda-feira (6), o Pará registrou quatro mortes em decorrência da covid-19, sendo três em Belém e uma em Cametá. Ao todo, o Estado já registrava cinco óbitos por causa da doença até ontem (6), contando com o primeiro caso, o de uma idosa falecida de Santarém. 

Até por volta das 19h30 desta segunda-feira (6), a Sespa registrava 123 casos confirmados, 84 em análise e 1.088 descartados. Até ontem (6) os casos positivos estavam divididos entre 18 municípios: Belém (75 - com 3 óbitos); Ananindeua (14); Santarém (10 - com 1 óbito); Barcarena (3); Itaituba (3); Altamira (2); Castanhal (2); Marituba (2); Marabá (2); Parauapebas (2); Abaetetuba (1); Benevides (1); Cametá (1 - com 1 óbito); Goianésia do Pará (1); Novo Progresso (1); Oeiras do Pará (1); São Geraldo do Araguaia (1); e Tucuruí (1).

 

 

Entre a manhã desta segunda-feira (6) e até o último balanço da noite, foram registrados 21 novos casos: 11 em Belém; 3 em Ananindeua; 1 em Altamira; 1 em Cametá; e 5 em Santarém. Dentre esses novos casos, duas crianças de 12 anos, de Belém.

Os óbitos divulgados nesta segunda-feira (6) foram os de um homem, de 41 anos, de Belém; o de uma idosa, de 100 anos, de Belém; e a morte de um homem de 75 anos, de Cametá. Ainda no início da madrugada desta segunda-feira, a Sespa já tinha anunciado mais 16 casos, entre domingo e segunda. Entre eles, o óbito de uma mulher, de 50 anos, de Belém. 

Testes rápidos começam pela saúde 


A Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa) confirmou esta manhã que os 15 mil testes rápidos disponinibilizados pelo Ministério da Saúde para o governo do Pará serão primeiramente aplicados nos profissionais da saúde do Estado, por orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). "Entendemos que [esses profissionais] são essenciais na luta contra o coronavírus]", disse a Sespa em suas redes sociais. 

 

 

Para a população em geral, o governo diz que as instituições de referência são o Laboratório Central do Pará (Lacen-PA) e o Instituto Evandro Chagas, que fazem os testes com o método PCR, que detecta o vírus desde o primeiro dia e tem resultado confiável em 72h. Os testes rápidos só detectam a covid-19 a partir do sétimo dia de contágio pelo coronavíris. O governo do Pará diz que em breve os paraenses terão à disposição mais de 200 testes por dia. 

image Aglomeração em banco em Nazaré, esta manhã (Igor Mota)

Medidas mudam contra aglomerações


Esta segunda (6) o governador Helder Barbalho assinou novo decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, revisando as regras de enfrentamento à Covid-19 estabelecidas no mês passado. As novas orientações se referem à restrição de reuniões, eventos, carreatas e passeatas que envolvam mais de 10 pessoas. A regra, no entanto, ainda não se aplica a supermercados e lojas de departamentos, onde a população tem acesso a serviços essenciais.

Outras medidas do novo decreto estadual:

- Suspender, por 60 dias, o corte de banda larga de internet.
- Suspender por 15 dias (a contar desta segunda-feira, 6 de abril) a realização de cultos e eventos religiosos presenciais.
- Obrigar bancos, farmácias e lotéricas a disponibilizar máscaras ou alternativa de higienização para clientes. Nestes locais só podem ingressar pessoas com uso de máscaras; 
 - O acesso com máscaras também é obrigatório em agências bancárias, lotéricas e farmácias que têm acesso à caixa eletrônico;
- Áreas externas onde se formam filas devem ser sinalizadas, obedecendo à distância de um metro entre as pessoas que estejam com máscaras, e 1,5 m entre pessoas sem máscaras;
- Em paradas de ônibus e áreas externas, o distanciamento deve ser de 1 m entre pessoas com máscaras, e 1,5 entre pessoas sem máscaras. 
- O feriado de Sexta-Feira Santa (10) terá fechamento de praias, igarapés, balneários, clubes e similares 
- O transporte intermunicipal rodoviário e hidroviário será suspenso na Sexta-Feira Santa, com exceção na Região Metropolitana de Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ