CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Secretário de Agricultura de Castanhal fala sobre os desafios para alavancar a produção agrícola

Castanhal tem cerca de 40 indústrias que processam açaí, mas contribui com apenas 2% desse fruto

Patrícia Baía
fonte

Gabriel Titan, tem 51 anos, é médico veterinário. Em 1996 foi pela primeira vez Secretário de Agricultura de Castanhal. No ano de 2000 foi morar no Rio de Janeiro para fazer especializações na área da veterinária e trabalhou como clínico e anestesista. Trabalhou como responsável técnico e gerente operacional na maior rede de produtos veterinários do Rio de Janeiro, a American Pet. E no ano de 2022 voltou ao Pará para assumir a pasta da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário.

Castanhal é um município com grande vocação para a agricultura. Qual é o cenário atual?

O Cenário que recebemos foi de total desassistência do homem do campo com equipamentos sucateados. Isso fez com que investíssemos em novos maquinários, em infraestrutura e em logística. E mesmo assim temos um cenário muito bom porque estamos com todos os órgãos da agricultura, integrados em parceria e conveniados com a Semada, como a Emater, Ufpa,IFPA  e a Embrapa. Então estamos unidos e desenvolvendo trabalhos de pesquisa e de fomento para ajudar o homem do campo. Ainda estamos buscando emendas com a Câmara Municipal. Tudo para fazer crescer a agricultura no município. Castanhal tem essa vocação e por isso estamos desenvolvendo um trabalho forte para o resgate do que foi deixado de lado e fortalecer o que está solidificado.

O município de Castanhal é o maior exportador de açaí do país. Mesmo assim não tem uma produção expressiva. Quais as estratégias da SEMADA –Secretaria de Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário para que essa cultura tenha um destaque maior no município?

Hoje o município tem cerca de 40 indústrias que processam o açaí, mas Castanhal contribui apenas com apenas 2% desse fruto. Então perante esse cenário, nós estamos desenvolvendo uma parceria público privado com as maiores empresas de açaí do município para que elas possam nas quatro regionais que nós temos da área agrícola, para que elas possam entrar com uma parceria construindo os viveiros. A Semada entra com a mudas e a assistência técnica, e a comunidade faz o manejo. Então se nós fizermos essa descentralização de produção que hoje é somente dentro da secretaria, vamos conseguir uma produção muito grande. Ano passado chegamos a produzir 300 mil mudas de açaí. Nosso objetivo é fechamos essas parcerias e podermos a chegar a mais de 1 milhão de mudas que poderão atender a municípios vizinhos que não tem a mesma infraestrutura que a nossa secretaria tem.

A malva foi um cultura muito importante no município até a década de 70. Depois foi esquecida e agora tem a retomada do plantio. Qual a importância dessa cultura e o que está sendo realizado para fomentar a produção junto a agricultura familiar?

A malva já foi uma grande cultura e fonte de renda para o nosso agricultor, mas estava esquecida. Porém o cenário começa a mudar e estamos retomando a produção das sementes. No começo do nosso governo fomos procurado pela CTC – Companhia Têxtil de Castanha, para criarmos uma parceria e também com a Emater, para essa retomada. E nesse primeiro momento criamos campos experimentais em quatro campos, localizados em nossas quatro regionais agrícolas e estamos acompanhando todo o processo do preparo de terra, plantio até a colheita para termos a certeza de que aquilo renderia um ganho bom para o nosso agricultor e a partir disso, já no ano que vem, vamos ampliar o atendimento aos agricultores que estão interessados em produzir. Dessa forma vamos aumentar o ganho do nosso agricultor.

Quais são os desafios da Secretaria para trabalhar a vocação agrícola de Castanhal?

O principal desafio é continuar buscando recursos para criar a estrutura que nós precisamos de logística para ter uma produção melhor com implementos agrícolas, veículos que sabemos que são indispensáveis para melhorar a nossa produção. Temos ainda muitos projetos que ainda não saíram do papel, como é o caso do Domingo Rural. Vamos começar esse projeto no domingo seguinte da Expofac e será uma programação diversificada para as famílias. Temos também muitos projetos para ajudar na irrigação da agricultura familiar utilizando a energia solar. Vamos ter o ônibus feira itinerante.

Queremos inovar e melhor, além de estarmos de portas abertas para os municípios vizinhos para trocarmos expertises. Temos 18 municípios ao redor de Castanhal e queremos ajudar a fortalecer ainda mais a nossa região.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ