CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Região Norte tem a segunda maior taxa de analfabetismo do Brasil

De acordo com dados do IBGE, a região Norte apresenta 6,4% de pessoas que não sabem ler e escrever com 15 anos ou mais, ficando atrás apenas do Nordeste, com percentual de 11,7

O Liberal

A taxa de analfabetismo das pessoas maiores de 15 anos na Região Norte é de 6,4%. O índice coloca a região no segundo lugar do ranking do analfabetismo entre as regiões brasileiras, atrás apenas do Nordeste (11,7%). Os números das duas regiões superam a média nacional, de 5,6%. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quarta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, a taxa de analfabetismo no Brasil registrou queda de 0,5 ponto percentual entre 2019 e 2022. De acordo com a pesquisa, 9,6 milhões de brasileiros não sabem ler ou escrever. A Pnad Contínua também reúne dados envolvendo outros indicadores como nível de instrução, frequência à escola e abandono escolar. Chamam atenção as assimetrias observadas nos recortes regionais e raciais.

VEJA MAIS

image Belém avança para superar o analfabetismo em 2024
Meta da Prefeitura é atender 11 mil pessoas que não foram alfabetizadas na idade certa

image Educação de Parauapebas atinge menor índice de analfabetismo dos últimos anos
Os avanços conquistados na educação, garantiu ao município o menor índice de analfabetismo dos últimos anos, alcançando a menor taxa de analfabetismo da história com 2,08%

image Projeto 'Tempo de Ler' já promoveu a alfabetização de mais de mil presos nos últimos quatro anos
Para o diretor de reinserção social da Seap, Belchior Machado, trata-se mesmo de um projeto de grande relevância dentro do planejamento da pasta, com o diferencial de alfabetizar um custodiado que poderá vir a se tornar um facilitador

O levantamento registra declínio do analfabetismo no país desde o início do levantamento em 2016, quando 6,7% da população não sabiam ler e escrever. Embora a queda tenha sido registrada em todas as regiões, as discrepâncias ainda são notórias. O Nordeste abriga 55,3% de todos os brasileiros acima de 15 anos analfabetos. O analfabetismo na região alcança 11,7% da população. No Norte, são 6,4%. As demais regiões - Centro-Oeste (4%), Sul (3%) e Sudeste (2,9%) - têm taxas abaixo da média nacional.

O IBGE chama a atenção para os desafios do país e de cada região, visando ao cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei Federal 13.005/2014. Pelas metas estipuladas, as taxas entre pessoas com 15 anos ou mais deveriam ter caído para 6,5% em 2015, o que só foi alcançado pelo Brasil em 2017. Além disso, a erradicação do analfabetismo é almejada para 2024.

Raça, idade e gênero

Assimetrias significativas também chamam a atenção no recorte por cor ou raça. Entre a população branca, a taxa na faixa etária de 15 anos ou mais é de 3,3% e salta para 9,5% considerando 60 anos ou mais. Já entre pretos e pardos, 8,2% das pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever, índice que sobe para 27,2% entre idosos.

A nova taxa de 5,6% reflete a queda em todas as faixas etárias. No entanto, entre os idosos, a proporção de analfabetos é mais significativa. Na população com 60 anos ou mais, 16% não sabiam ler e escrever em 2022. "Esses resultados indicam que as gerações mais novas estão tendo maior acesso à educação e sendo alfabetizadas ainda enquanto crianças", revela o levantamento.

Quando se inclui a variável gênero, observa-se que o analfabetismo entre os idosos atinge mais mulheres do que homens. No entanto, considerando a população com 15 anos ou mais, o cenário se inverte: não sabem ler e escrever 5,9% dos homens e 5,4% das mulheres.

image Belém tem 11 mil pessoas analfabetas; a meta da prefeitura é superar o analfabetismo até 2024
Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e o Movimento Alfabetiza Belém são as frentes de atuação da alfabetização no município

image Belém pode ser a primeira capital brasileira a erradicar o analfabetismo até 2024
Plano Municipal de Alfabetização de Belém será apresentado neste domingo, centenário do educador e filósofo Paulo Freire

Acesso à educação

A Pnad Contínua também reúne números que traçam um panorama relacionado com as assimetrias no acesso à educação. No Brasil, a proporção de pessoas de 25 anos ou mais que concluíram o ensino médio manteve trajetória de crescimento e alcançou 53,2% no ano passado. O percentual da população com ensino superior completo saltou de 17,5% em 2019 para 19,2% em 2022. No entanto, nota-se novamente realidades distintas no recorte por cor ou raça: enquanto 60,7% dos brancos com pelo menos 25 anos haviam finalizado o ensino médio, entre os pretos e pardos essa taxa foi de 47%.

Pará

A taxa de analfabetismo das pessoas maiores de 15 anos no Pará é de 7,4%. O índice coloca o Pará no segundo lugar do ranking do analfabetismo entre os estados da Região Norte, atrás apenas do Acre (8,5%). Na colocação geral, o Pará aparece em 11º lugar entre as maiores taxas de pessoas que não sabem ler ou escrever, atrás do Acre e dos nove estados da Região Nordeste.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que lançou o Programa "Alfabetiza Pará", que em regime de colaboração, auxilia os 144 municípios do Pará, no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) durante o período de alfabetização. Como parte das ações, o programa já realizou avaliação de fluência leitora e escrita nos municípios que já aderiram ao projeto.

"A Seduc esclarece ainda que conforme prevê a lei, o ensino infantil é de responsabilidade do município, mas que criou o projeto "Creches Por Todo o Pará" para reforçar o processo pedagógico na educação básica.", destacou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ