Projeto leva musicoterapia para relaxar bebês em hospital de Barcarena

'Hora do Soninho' oferece terapia como tratamento para ansiedade e estresse em bebês e mamães no Hospital Materno Infantil em Barcarena

Igor Wilson

“De todos os animais, o homem é o único dotado de ritmo, capaz de responder à música com movimentos. É também o único a apresentar um cérebro adaptado para compreender complexas estruturas musicais e ainda se emocionar com elas”. A frase do neurologista Oliver Sacks (1933-2015) serve bem para representar os benefícios que a musicoterapia está trazendo para os bebês atendidos pelo Hospital Materno Infantil de Barcarena (HMIB). A instituição implementou um projeto chamado “Meu desenvolvimento depende do seu silêncio”, quem tem como objetivo propiciar um ambiente tranquilo para que os recém-nascidos possam se desenvolver melhor. E vem dando certo.  

Para explicar melhor no que consiste o projeto, cujo uma das ações chama-se “A Hora do Soninho”, é preciso compreender que os bebês se desenvolvem justamente em um ambiente intrauterino acolhedor, silencioso e relaxante. O ventre materno, mesmo com todos os percalços externos que possam surgir, garante que o bebê se desenvolva em um ambiente seguro e tranquilo. Muitas vezes, após virem ao mundo, acontece o contrário: os nascidos são expostos ao emaranhado de ruídos, seja no hospital ou no ambiente familiar. A ciência percebeu que a exposição imediata ao mundo dos ruídos e perturbações podem causar estresse, irritação e até mesmo desnutrição. Nessa parte que entra a música. 

VEJA MAIS

Saúde libera vacina da Pfizer contra a covid para bebês de 6 meses; veja quem pode tomar
Faixa etária sem comorbidade ainda depende de aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS

Qual é a importância do aleitamento materno?
Amamentação ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso e aumenta a imunidade do bebê

“Ao nascer, os bebês são expostos a um ambiente cheio de ruídos, totalmente diferente do que eles eram acostumados. Então, a musicoterapia desenvolvida na ação ‘Hora do Soninho’ vem com o intuito de acolher esse bebê e auxiliar no seu desenvolvimento. Principalmente quando falamos de bebês prematuros, que possuem maior vulnerabilidade de lesão auditiva, que possuem maior índice de irritação e agitação”, diz Lorena Portal, diretora assistencial do HMIB. 

Bebês recebem musicoterapia com luzes apagadas (Divulgação HMIB)

DESCANSO PARA OS BEBÊS...E TAMBÉM PARA AS MAMÃES 

A ‘Hora do Soninho’ foi desenvolvida por especialistas para ajudar no tratamento de diversos distúrbios desenvolvidos pelos bebês, mas também garante descanso e tratamento para as mães envolvidas. Junto com as mães, os bebês são colocados em leitos com luzes apagadas e músicas de ninar em volume baixo. O ambiente aconchegante junto com a música é capaz de diminuir significativamente sérios problemas físicos e emocionais. 

“Meu bebê passou pelo processo de desnutrição. Ele não conseguia mamar, isso o deixava muito irritado e consequentemente a mim também. A ‘Hora do Soninho não relaxou somente o bebê, a ação relaxou também a mim. Nós mães passamos por um processo difícil durante todos os dias, muitas vezes não conseguimos descansar direito. E nesse projeto consegui ver a evolução do meu filho. A gente aproveita também pra dar um soninho na hora do projeto, puro descanso”, diz Juliete Pantoja, mãe de um dos bebês atendidos pelo projeto.

Hora do Soninho integra projeto "Meu Desenvolvimento Depende do seu Silêncio", criado pelo Hospital Materno Infantil de Barcarena (Divulgação HMIB)

BENEFÍCIOS

Entre os benefícios da conduta terapêutica destacados pela equipe do hospital, a melhora significativa de ganho de peso e a diminuição da agitação e irritabilidade dos bebês são os principais. E o tratamento não termina no hospital. Os pais são orientados a estabelecer uma ‘Hora do Soninho’ diária para seus filhos. O ambiente acolhedor e a música podem, além de tranquilizar, curar sérios distúrbios desenvolvidos por ambientes de barulho e estresse. O único estímulo é a música. Nada mais. 

“A Hora do Soninho é composta tanto pela contribuição da equipe assistencial, que preza em não realizar estímulos no bebê além da música naquele momento, como também cuida do controle do ambiente para diminuir o máximo possível o número de ruídos e luzes fortes. Isso tudo propicia um ambiente acolhedor para aquele bebê e traz inúmeros benefícios, na melhoria do sono, na irritação, na agitação, no ganho de peso em prematuros. A longo prazo também temos indícios que auxilia também no desenvolvimento emocional. Então é uma ação de extrema importância e que pode ser feita em qualquer ambiente. É uma ação simples e eficaz”, diz a diretora assistencial.  

Bebês que nascem sob forte estresse são tratados no HMIB (Divulgação HMIB)
Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ