Em Salinas, Procon dá início à Operação Verão no Pará

Cinco estabelecimentos foram autuados por desrespeito ao Código do Consumidor

Redação Integrada
fonte

A “Operação Verão” do Procon Pará começou na última terça-feira (7). Em Salinas, até agora, 19 estabelecimentos comerciais foram analisados. Desses, cinco receberam autos de infração e um de constatação. Os proprietários terão um prazo de dez dias para apresentarem suas defesas. 

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui.

A ação vai se estender por cidades das regiões do Rio Caeté, Tocantins e Rio Capim, objetivando garantir férias tranquilas e direitos garantidos aos consumidores. O Procon é vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Durante as ações, as equipes vão analisar as condutas e serviços que estão sendo oferecidos por hotéis, supermercados, depósitos, restaurantes, panificadoras, barracas de praia, farmácias, bancos, além de lojas de confecções, de materiais de construção e postos de combustíveis 

Para o coordenador de fiscalização da diretoria de proteção e defesa do consumidor, Renan Lobato, a operação é muito importante para que, agora em julho, as pessoas possam aproveitar esse período sem se preocupar em serem lesadas. “Essa é uma das nossas maiores operações, pois precisamos atingir os municípios mais procurados pelas pessoas para as férias. Então, estamos fiscalizando todos os setores possíveis para garantir que o cidadão não seja lesado, seja com os preços ou com a falta de qualidade nos serviços oferecidos”, afirmou. Durante a ação, são analisados os seguintes itens: presença do exemplar do Código de Defesa do Consumidor no local, leitor óptico para verificação dos preços dos produtos, a compatibilidade dos valores expostos nas prateleiras com o sistema no ato do pagamento, as notas fiscais de compra e venda para analisar se há abusividade nos valores, além de verificar se há produtos vencidos sendo ofertados, o tempo de espera em filas de bancos e sobre a higiene em cozinhas de locais que vendem alimentos.

Segundo o diretor do Procon Pará, Nadilson Neves, os agentes passarão o mês de julho todo circulando por vários municípios para fiscalizar, mas, também, para verificar denúncias. “Estaremos fazendo os dois trabalhos. Caso o consumidor se sinta lesado, basta ele entrar em contato com o Procon Pará e registrar sua denúncia que nós iremos até o local fazer a verificação. Em caso de descumprimento, autuaremos”, garantiu.

Para denunciar ou registrar reclamações, bastar entrar em contato pelo disque-denuncia 151, pelo e-mail proconatend@procon.pa.gov.br ou ir até a sede que fica localizada na travessa Lomas Valentinas, n° 1150, no bairro da Pedreira, em Belém.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ