Pará está entre estados com previsão de tempestade nesta semana, aponta Inmet

Algumas regiões do Estado podem ficar em alerta laranja devido risco de fortes chuvas

O Liberal
fonte

O Pará está na lista dos 11 estados que continuam com risco de fortes chuvas para esta semana, aponta previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta segunda-feira (22), o território paraense aparece em alerta laranja para tempestades. Além disso, o Instituto divulgou em quais regiões do estado devem ocorrer os temporais. Segundo José Raimundo de Abreu, meteorologista do 2º Distrito de Meteorologia do Inmet (2º Disme), o alerta laranja vai afetar o interior paraense, sobretudo as cidades localizadas no sul do Pará, como os municípios de Conceição do Araguaia, Redenção, Santa Maria das Barreiras, Xinguara, Tucumã, São Pedro e Xinguara.

VEJA MAIS 

image Com chuvas intensas, Pará deve sentir efeitos de ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul
Entre as áreas que podem sentir o efeito do fenômeno, estão o sudeste e sudoeste paraense, além da região do Marajó

image Chuva forte: Inmet emite alerta de perigo ao Pará e mais nove estados
A situação de alerta laranja abrange os estados do Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia

O meteorologista explica, ainda, que as chuvas seguem em direção ao município de Novo Progresso, chegando no sudoeste paraense, na região dos Tapajós, chegando até Itaituba. “Isso acontece porque vai alinhar uma nuvem, uma linha de instabilidade, que são as linhas de cumulos e cumulonimbus desde o Amazonas e vai atravessar o sul do Pará, se estendendo até o Espírito Santo, Rio de Janeiro e sul da Bahia. Essa faixa de nuvens, que vai passar essa semana aqui na região, por isso notadamente somente o sul do Pará vai ter chuvas, é o que a gente chama de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Então, essa vai ser a principal responsável pelas chuvas na região”, afirma José Raimundo.

Na capital paraense

A centralização das chuvas mais intensas será somente nestes locais, ao contrário do que se observará em Belém e Região Metropolitana, como lembra o meteorologista. “Belém e a região norte, inclusive o nordeste do Pará, a área de Tucuruí, parte do nordeste e sudeste, a área de Rondon do Pará, Dom Eliseu, Paragominas, e em direção ao oeste do Pará, acima de Santarém, são áreas que terão chuvas de fraca intensidade. Isso também poderá ser percebido nas áreas litorâneas, como Salinas e Bragança. E as tempestades quando formam são de curta duração”, destaca. 

José Raimundo enfatiza, ainda, que o índice pluviométrico para Belém já atingiu a média esperada para todo o mês de janeiro, que foi de 393.8 mm. Para esta semana, a previsão é de que chuvas irregulares permaneçam na capital paraense, que deve seguir até o final do mês. E, ainda, sem a possibilidade de chuvas em alguns dias. “A circulação do ar está sendo bem desorganizada, causando alguns pontos que siga a corrente de ar descendente, o que não favorece as chuvas”, explica o meteorologista.  

“Com isso, há uma distribuição de chuvas bastante irregular em todo o Estado. E há áreas com chuvas em abundância, como no litoral e leste do Marajó, como em Curuçá. É provável que tenhamos poucas chuvas na Região Metropolitana, somente em áreas pontuais. E, notadamente, no período da tarde, em Belém. E tem dias que pode nem acontecer chuva, mas o início de fevereiro começa com chuvas nessas regiões que não tem chovido, como Rondo do Pará, por exemplo”, relata José Raimundo, relatando que não há riscos para desastres e tempestades com consequências graves.

Alerta nacional

Ainda segundo o alerta nacional do Inmet, muitas áreas do país apresentaram incidência de chuvas durante a semana. No Pará, a expectativa do Inmet é que o tempo permaneça chuvoso e algumas regiões entram em alerta laranja e amarelo para tempestades. Além do Pará, entre os Estados que permanecem na lista em alerta laranja para tempestades estão: Acre; Bahia; Goiás; Mato Grosso; Minas Gerais; Rio de Janeiro; Amazonas; Espírito Santo e Rondônia. Já na região Norte, são previstos volumes maiores que 90 mm no centro-sul do Pará e Tocantins. Menores acumulados podem ocorrer no nordeste do Pará, Amapá, Rondônia, Acre e centro-sul do Amazonas. Na faixa norte da região, a previsão é de pouca chuva.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ