CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Fim das máscaras: Pará tem primeira cidade a suspender o uso; saiba qual é

A decisão foi publicada no novo decreto na quinta-feira (10); uso de máscaras de proteção é obrigatório apenas em repartições públicas

Andria Almeida
fonte

A Prefeitura do município de Óbidos divulgou o Decreto Municipal nº 149/2022 de atualização das medidas contra a covid-19. O documento facultou o uso de máscaras no município. Agora, o uso do equipamento de proteção é obrigatório apenas em repartições públicas. A medida deve vigorar e foi adotada após um cenário estável da covid-19 no município.

De acordo com o documento, as novas medidas adotadas acompanham a estabilização do número de casos da Covid-19 com redução drástica de novos casos no município evidenciadas nos últimos boletins epidemiológicos.

Além disso, o documento ratifica a necessidade da apresentação do certificado de vacinação com duas doses da vacina ou dose única, e estabelece a limitação de funcionamento de balneários, chácaras e clubes com a lotação máxima de 80%  da capacidade do local. A apresentação de música ao vivo está proibida.

Outras medidas do decreto

A publicação determina a obrigatoriedade das empresas de navegação municipais e intermunicipais, Empresas Públicas Federais, Estaduais e Órgãos Públicos municipais, Autarquias e demais congêneres, institutos públicos federais instalados no município de Óbidos exigirem de seus clientes e funcionários e usuários a apresentação da Carteira de Vacinação contra covid-19.

A permanência e entrada de alunos, professores e servidores em geral, da Rede Municipal e Estadual de Ensino estão condicionadas a apresentação do passaporte vacinal.

Em caso de descumprimento das normas administrativas municipais de enfrentamento à doença caberá a equipe de fiscalização aplicar multas. Sendo permitido a utilização de fotos e vídeos de redes sociais para comprovar o descumprimento.

Cenário epidemiológico

Dados dos Boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apontam que o município de Óbidos registrou 6 novos casos da covid-19 esta semana. A última atualização dos números da doença, nesta quarta-feira, 9, informou que não há o registro de novos óbitos em decorrência do vírus.

Ainda de acordo com o boletim, existem 199 pessoas em monitoramento. O número total de casos confirmados no município é de 8.164. Desses, 7805 estão recuperados. Desde o início da pandemia houve 162 óbitos registrados. Não há pacientes internados no momento.

Vacinação no município

Dados do vacinômetro revelam que o município de Óbidos já aplicou na população local 57,13% das doses do imunizante recebido para covid-19.

Até o momento, 41.783 da população tomou a primeira dose, enquanto 34.250 pessoas tomaram a segunda. Já a terceira dose foi aplicada em apenas 12.203 pessoas no município. Ao todo, 89.219 pessoas estão imunizadas no município. A vacinação segue sendo ofertada para todos que estão aptos a receber o imunizante.

Ação de vacinação para idosos

O município inicia nesta sexta-feira um mutirão de vacinação contra a covid-19 para o público acima de 70 anos. Na ocasião, será aplicada a 3ª e 4ª dose para aqueles que já tenham um intervalo de quatro meses da aplicação da dose anterior. A ação segue até o dia 12 de março.

Serviço:

Mutirão de vacinação

Público-alvo: Idosos acima de 70 anos

Data: De 11 a 12 de março

Hora: Das 17h às 20h

Local: Praça da Cultura localizada na avenida Dom Floriano Loewenaus, S/N – Centro

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ