Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

O prazer de ser voluntário

Realizando uma pesquisa no google encontrei uma definição das Nações Unidas para a palavra voluntariado, que é uma relação humana, rica e solidária

Márcia Ferreira/ Especial para O Liberal

Realizando uma pesquisa no google encontrei uma definição das Nações Unidas para a palavra voluntariado, que é uma relação humana, rica e solidária. Que não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa, oportunidade de fazer amigos, viver novas experiências e conhecer outras realidades, a verdade é que ser voluntário dá uma senção de leveza e de dever cumprido com a sociedade, é o que dizem os professores do projeto Cursinho Pré Vestibular Caritas, que funciona na Vila Nova, no município de Barcarena.

 O cursinho é um projeto da Caritas Paroquial São José e começou no mês de fevereiro deste ano. Funciona no Salão Paroquial da Igreja do Livramento, tem mais de trinta alunos. É gratuito, e conta com o apoio de educadores voluntários. “Esse é um projeto da nossa Paróquia que começou em 2020, mas com a chegada da pandemia teve que parar. Voltamos este ano” explica a professora Sue Heilgendorff, que está a frente do projeto. Sue completa ainda que para ela, “o Cursinho Pré Vestibular Caritas é uma oportunidade de exercer a caridade e que ajudar o próximo é sempre bom, especialmente os jovens que são o amanhã e que neste sentindo, por meio das ações, contribui para um mundo melhor.” As aula acontecem todos os sábados, manhã e tarde. São aulas de disciplinas cobradas na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), prevista para o mês de novembro.

O objetivo do cursinho é preparar os jovens da comunidade que estudam em escolas públicas para a prova do ENEM e com isso, buscar a aprovação dos alunos nas Universidades Públicas e Privadas por meio dos programas nacionais como PROUNI, SISU e FIEIS. São inscritos estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio ou aqueles que já tenham concluído esse nível. “Quando ouvi falar no cursinho, me interessei imediatamente. Sou de família de professores e acompanhei desde pequena, a luta e o amor das pessoas da minha família, pela educação. Também quero ser professora e também venho do ensino público. Esse cursinho é uma oportunidade para pessoas de baixa renda como eu, se permitir a sonhar em entrar numa universidade pública e ser um profissional” disse a aluna Sara Reis.

O professor de História, mestre na educação, presidente da Associação da Academia Barcarenense de Letras (ABARCLE) e membro da Federação das Academias de Letras do Pará (FALPA), Hélio Santos, é um dos educadores voluntário do projeto. Hélio diz que “todo educador tem responsabilidade com a sociedade e que neste sentido é de extrema importância, iniciativas como essa da Caritas que oportuniza jovens a entrarem em uma universidade e com isso, no mercado de trabalho exercendo a função com qualidade. Pra mim fazer parte desta equipe de educadores é um prazer e compromisso com a sociedade”. Para o professor de Língua Portuguesa Jorge Maia, o que o motivou a participar no projeto é saber que o aluno de escola pública precisa de apoio em Língua Portuguesa e principalmente em Redação para ser um concorrente a altura do exame. “Eu quis fazer parte porque sei que um aluno de baixa renda, as vezes não tem oportunidade por condições financeiras e acho isso muito injusto. É preciso que o aluno da rede pública seja um candidato e não só um inscrito no Enem”, Jorge também faz parte da Abarcle.

Cerca de trinta educadores voluntários participam do projeto, são professores da rede pública do Município e do Estado, estudantes do último ano de Licenciatura da Universidade Estadual do Pará (UEPA), administradores e pessoas da comunidade. As aulas iniciam pela manhã, para em intervalo de uma hora para o almoço e segue até final da tarde.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ