MP recomenda ampliação da campanha de vacinação contra a covid-19 em Marabá
O objetivo é evitar um novo desperdício do imunizante; em julho, o município descartou cerca de 10 mil doses da Pfizer por terem ultrapassarem o vencimento

O Ministério Pública do Pará (MPPA) expediu recomendação à Prefeitura de Marabá e Secretaria Municipal de Saúde orientando que sejam adotadas medidas de ampliação da campanha de vacinação contra a covid-19. O objetivo é evitar um novo desperdício do imunizante.
VEJA MAIS
No dia 29 de julho de 2022, Marabá descartou cerca de 10 mil doses de vacina da Pfizer por terem ultrapassarem o vencimento. Atualmente, segundo informações coletadas pelo MP no site da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e no Município, Marabá tem apenas 52,96% de cobertura vacinal.
No documento, o MP requer que a gestão municipal formule plano estratégico para incentivo à vacinação contra a covid, adotando ações que promovam a procura pela vacina, priorizando a imunização de idosos e profissionais da saúde, e divulgação da programação completa e endereços dos locais de vacinação.
O MP ainda pede que sejam incorporadas medidas para evitar aglomeração de pessoas nos postos de saúde, como extensão do horário de vacinação, criação de pontos estratégicos para viabilizar o acesso à vacina pelos moradores e a possibilidade do idoso ser vacinado em domicílio ou dentro do carro (drive true).
A Prefeitura devem informar à Promotoria em até 10 dias, sobre as providências adotadas. Em caso de não acatamento da recomendação, serão adotadas as medidas legais necessárias, informa o MP. O documento foi expedido na última terça-feira (9).
Em Marabá, a vacinação está disponível em todos os postos de saúde, segundo informações do site da prefeitura. Crianças a partir de 3 anos já podem se imunizar e pessoas com trinta anos ou mais, com quatro meses de intervalo da dose anterior, já podem tomar a quarta dose.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA