Jornada Mundial da Juventude 2023: mais de 100 paraenses estão participando do evento em Lisboa

Dados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apontam que mais de 10 mil brasileiros se inscreveram para participar do evento religioso

Gabriel Pires
fonte

Mais de 100 paraenses estão participando da Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ 2023), que este ano é realizada em Lisboa (Portugal). A JMJ 2023 iniciou na última terça-feira (1º) e segue até o próximo domingo (6). Até final da jornada, são esperados cerca de 1 milhão de pessoas de todo o mundo, a maioria jovens. Dados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apontam que mais de 10 mil brasileiros se inscreveram para participar do evento religioso.

A paraense Maria Clara, membro do grupo "Setor Juventude Belém", conta o quanto os dias vividos na JMJ tem contribuído para a vida cristã dela. "Nós estamos vivendo momentos e experiências muito profundas de amor e de experiências com outras pessoas de outras nacionalidades. Isso está nos enriquecendo cada vez mais", afirma a jovem.

VEJA MAIS

image Papa Francisco chega a Lisboa para Jornada Mundial da Juventude
Essa é a primeira viagem do Santo Padre desde que fez a cirurgia intestinal em junho

image Encontro prepara comunidade católica de Belém para Jornada Mundial da Juventude
O “Rise Up” chega à segunda edição nesta quarta-feira (31), na Igreja São Paulo II, na Pedreira, e terá como tema “Amizade Social”

image Arquidiocese de Belém recebe representantes da Jornada Mundial da Juventude 2023
A iniciativa visa mobilizar os jovens para participação na JMJ do próximo ano

Ela comenta a expectativa de ter a oportunidade de se encontrar com o Papa Francisco no evento. "Com certeza, o nosso encontro com o papa vai ser tocante, vai ser emocionante. E nós vamos conseguir levar tudo em nosso coração para todo o povo de Belém", disse Maria Clara, que também é noviça da Congregação das Irmãs da Santíssima Trindade.

Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, celebra a importância da JMJ. “Eu comparo a jornada mundial da juventude com uma grande confraternização universal da juventude. Os jovens são chamados a contemplar a beleza da igreja na sua multiplicidade de carismas, congregações, culturas, povos, línguas, nações e assim por diante. E eu creio que a convergência está em Cristo”, disse dom Antônio.

A estudante de psicologia Ester Fontel, de Belém, também viajou para Lisboa para viver a JMJ junto da família. É a primeira vez que ela participa do evento e define o momento como "transbordante". "Resumindo a imensidão dessa experiência, posso dizer que esse evento tem manifestado em mim uma movimentação diferente. Ouso dizer que só de estar aqui já me tem suscitado a necessidade de entregar-me ainda mais para o amor de Deus", conta a Ester, que tem a expectativa de viver dias marcantes.

"Ao falar da minha preparação para a JMJ, inevitavelmente falo da minha família também. Nos preparamos para essa experiência juntos, compartilhando as alegrias, expectativas e orações pelo evento e, é claro, pedindo a graça de vivermos dias inesquecíveis juntos. Minha família é sinônimo de segurança e acolhimento, e percebo que essas são as mesmas palavras que resumem o que Jesus e a Nazinha significam na minha vida", relata a estudante. A jovem revela a gratidão por tudo que está vivendo.

image A paraense Ester Fontel foi a Lisboa para vivenciar a JMJ junto da família (Arcevo Pessoal)

Chegada do papa

O Papa Francisco, 86 anos, chegou em Lisboa nesta quarta-feira (2). Essa é a primeira viagem do Santo Padre desde que fez a cirurgia intestinal em junho. Por conta disso, ele usa cadeira de rodas e bengala.

O avião do pontífice argentino pousou às 9h45 (5h45 de Brasília) no aeroporto militar Figo Maduro, em Lisboa, onde foi recebido pelo presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa. A primeira parada dele foi em uma cerimônia de boas-vindas organizada por Marcelo Rebelo no Palácio Presidencial de Belém.

Programação da JMJ

A missa de abertura da JMJ em Lisboa foi realizada na terça-feira, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. O evento, que tem foco nos jovens, foi idealizado pelo falecido Papa João Paulo II. A jornada é realizada a cada dois ou três anos em cidades diferentes. Por conta da pandemia de covid-19, esta será a primeira desde 2019.

Os eventos centrais dos dias 5 e 6 de agosto – a Vigília e a Missa de Envio –, serão realizados no Campo da Graça, localizado no Parque Tejo. O local será onde os peregrinos irão celebrar, em ação de graças, a Vigília e a Santa Missa. 

Além deles, há ainda a Cidade da Alegria, localizada no Jardim Vasco da Gama – Frente de Belém. Nela estão situados o Parque do Perdão, onde há atendimento de confissões e uma capela. A Cidade da Alegria também recebe a Feira Vocacional e diversas atividades do Festival da Juventude. Outras centenas de atrações acontecem em outros pontos da cidade e de municípios próximos. 

(*Gabriel Pires, estagiário sob supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, Lázaro Magalhães)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ