Justiça determina fornecimento de leito para paciente com câncer em Castanhal

O pedido foi feito pelo Ministério Público do Estado do Pará

O Liberal
fonte


A Justiça do Estado, no dia 3 de janeiro, determinou ao Governo do Estado e a Prefeitura de Castanhal a disponibilização de leito hospitalar para um paciente, de 72 anos, diagnosticado com câncer na laringe. O pedido foi realizado por meio de uma Ação Civil Pública (ACP), ajuizada pela Promotora de Justiça Plantonista de Castanhal Maria José Cunha, durante o recesso forense. 

De acordo com a ACP, o idoso foi internado no Hospital Municipal de Castanhal em estado grave no dia 20 de dezembro, apresentando perda de peso, dificuldade para engolir e desconforto respiratório progressivos, piorando a cada dia, devido ao câncer na laringe. Por conta disso, o paciente necessitava ser transferido para um hospital especializado em oncologia, em caráter de urgência.

O juiz plantonista da 2ª Vara Criminal de Castanhal deferiu o pedido, em tutela antecipada, e determinou a transferência, com urgência, do paciente para um leito em serviço hospitalar com suporte em oncologia, no prazo máximo de 24h. 

VEJA MAIS

image MPPA ajuíza ações contra três entidades de Castanhal para prestação de contas das atividades
De acordo com a Lei nº 12.527/2011, as entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos são legalmente obrigadas a prestar contas de suas atividades perante o MP

[[(standard.Article) MP ajuíza ação contra empresa responsável pelo Aterro Sanitário em Marituba ]]

A justiça determina que o leito seja obtido pela rede pública ou, caso não seja possível, pela rede privada, nesse caso custeado pelo estado e pelo município, como forma de assegurar o direito fundamental público subjetivo à saúde, sob pena de multa diária no valor de R$10 mil, até o limite de R$50 mil, em caso de descumprimento. 

Procurada pela reportagem, a diretora do Hospital Municipal de Castanhal, Gabriela Brasil, informou que o município ainda não recebeu a determinação da Justiça, mas que iria verificar a situação do paciente.

 

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ