CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Jacundá inicia campanha 'imposto solidário' para ajudar crianças e adolescentes do município

Com a possibilidade de destinar até 3% do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jacundá iniciou uma campanha para que os contribuintes usem essa opção e ajudem a organizações que trabalham com a assistência desse público

Tay Marquioro
fonte

Com a possibilidade de destinar até 3% do Imposto de Renda de Pessoa Física para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jacundá iniciou uma campanha para que os contribuintes usem essa opção e ajudem a organizações que trabalham com a assistência desse público. A mobilização está sendo realizada pela Prefeitura e tem o objetivo de sensibilizar também os contadores, que costumam ser responsáveis pela prestação dessas informações à Receita Federal.

VEJA MAIS

image Lote residual de restituição do IRPF de março de 2023 é liberado para consulta
Pagamento é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, por meio de crédito direto ou por chave PIX

image Imposto de Renda 2023

image Como fazer declaração do Imposto de Renda 2023; veja o guia passo a passo
Prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda começou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio

“Essa é uma parcela fundamental da nossa campanha. Por meio dessa mobilização, temos o objetivo de informar os contribuintes, mas também de trazer o contador profissional para jogar do nosso lado e conversar com o seu cliente, chamando a atenção para essa possibilidade”, explica a secretária de Assistência Social, Aline Tavares. “Estamos vindo de uma pandemia que comprometeu financeiramente a essas instituições e, consequentemente, teve reflexos na garantia de direitos de meninos e meninas de todo o país. Então esses recursos virão como um apoio significativo para as entidades que assistem às nossas crianças e adolescentes”, destaca a secretária, sobre a importância de esclarecer a população.

image Contadora tira dúvidas e fala sobre as novidades da declaração do Imposto de Renda 2023
Prazo para prestar contas com o Leão da Receita Federal começou no último dia 15 de março e segue até o dia 31 de maio

image Receita Federal prevê 831 a 852 mil declarações de Imposto de Renda no Pará
Prazo de entrega começa às 9h desta quarta-feira (15) até o dia 31 de maio 

O contador Izaac Scheidegger é um dos que atuam no município e já tem orientado seus clientes a optar pela destinação do imposto para o município. “Essa é uma modalidade de destinação de que poucas pessoas têm conhecimento. Então quando vejo que há valores significativos a declarar, eu já converso com o contribuinte sobre essa possibilidade, explicando que é uma forma de ajudar o município”, afirma o contador. “No entanto, esta é uma opção válida apenas para declarações completas e não para as transmitidas na forma simplificada”, detalha.

O Fundo

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) define o Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente como um mecanismo que descentraliza o orçamento das entidades públicas. Esse fundo tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. A aplicação desses recursos é feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o monitoramento do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Qualquer instituição cadastrada no Conselho e que atue com a proteção e promoção de direitos de crianças e adolescentes no município pode ser beneficiada com esses recursos”, explica Leandro Santana, secretário do CMDCA. “Após a captação desses recursos para o Fundo, o Conselho elabora um edital para seleção de projetos de entidades aptas a receber o dinheiro. A Secretaria de Assistência é responsável pelo Fundo, mas a prestação de contas é feita ao CMDCA”, conclui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ