Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Instituto Sorriso legal devolve qualidade de vida a pacientes em Marabá

Projeto atende crianças e adultos com fissura labiopalatina há mais de 20 anos e é referência neste tipo de tratamento na região

Tay Marquioro

Um belo sorriso pode carregar a responsabilidade de dar a primeira impressão que causamos nas pessoas. Além de cartão de visitas, para muitos, sorrir é uma característica marcante da personalidade e que, em muitas situações, pode dar auto-estima desde os primeiros anos de vida e ter implicações que vão muito além da estética.

A dona de casa Márcia dos Santos só descobriu no parto que o filho Hygor, de 11 anos, havia nascido com lábio fissurado e viveu momentos difíceis. Logo que nasceu, Igor foi para Unidade de Cuidados Especiais. O bebê tinha muita dificuldade de se alimentar por conta da má formação e precisava tomar leite na seringa. "E eu tinha muito pouca informação sobre essa o que era lábio fissurado. Ele chorava demais e eu ficava com aquele sentimento de perda, né? Achava que a qualquer momento, poderia perder meu filho", confessa Márcia.

A Maria Cristina Sousa, de 24 nos, conhece bem a importância de um sorriso. Ela nasceu com fissura labiopalatina e fez ainda muito nova o tratamento do problema. No entanto, traz consigo até hoje as marcas de uma infância difícil. "Eu ainda faço acompanhamento psicológico para lidar com isso", conta a estudante.

Melhorar a qualidade de vida e resgatar a auto-estima de pessoas como o Igor e a Maria Cristina é um trabalho complexo desenvolvido pela equipe do Instituto Sorriso Legal há mais de 20 anos. Com sede em Marabá (PA), instituto trata de crianças e adultos com lábio fissurado e fenda palatina (ou fissura labiopalatina), dando suporte tanto para o paciente quanto para a família. 

A pedagoga Ana Paula Cabral, idealizadora do projeto, teve seus primeiros contatos com a fissura labiopalatina dentro de casa. "Eu tenho uma irmã que sofria com isso e, na época, nós tivemos muitas dificuldades para tratar, mas conseguimos. Depois da nossa experiência, muitas outras famílias nos procuraram, pedindo ajuda para tratar dos seus filhos", lembra pedagoga. "Essa demanda aumentava mais a cada dia e surgiu a ideia de criar um instituto que trabalhasse por essas pessoas", afirma, contando que inicialmente o instituto atendia pacientes no município de Brejo Grande do Araguaia, no sudeste paraense.

Ana Paula Cabral é a idealizadora do Instituto Sorriso Legal (Tay Marquioro/ O Liberal)

Por questões logísticas, de proximidade com hospitais aptos à realização de cirurgias corretivas, o Instituto foi transferido para Marabá. "Mas a gente não se limita atender somente pacientes da região. A gente atende a todos que nos procuram”, conta Ana Paula, ressaltando as parcerias importantes da Câmara Municipal de Marabá, Prefeitura de Marabá, Prefeitura de Canaã dos Carajás e do Hospital Regional do Sul e Sudeste do Pará, que é quem cede o centro cirúrgico para a realização dos procedimentos.

Por mês, são realizados uma média de 25 cirurgias. Entre atendimentos com dentistas, fonoaudiólogos, assistente social, por exemplo, são mais de 80 consultas são diárias. Ao longo de toda a história do Instituto Sorriso Legal, Ana Paula estima que foram realizadas mais de 15 mil cirurgias corretivas. 

Os pacientes passam por atendimento com dentista, fonoaudiólogo e assistente social (Tay Marquioro)

BOX

O que são o lábio fissurado e a fenda palatina?

O lábio fissurado e a fenda palatina são má formações caracterizadas pela abertura no lábio, palato ou tecido da parte posterior da boca. O lábio fissurado pode ou não estar acompanhado por uma abertura nos ossos da mandíbula. Já a fenda palatina é caracterizada pela abertura do que chamamos de “céu da boca”, deixando um buraco, o que dificulta a alimentação e o desenvolvimento da fala, por exemplo.

 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ