Hospital de Campanha de Santarém será desativado no final do mês
Inaugurado no dia 20 de fevereiro deste ano, o hospital já atendeu o total de 802 pacientes

O Hospital de Campanha de Santarém (HCS), único que ainda está em funcionamento no Estado do Pará, montado para atuar como retaguarda de atendimentos da covid-19, já tem data marcada para encerrar as atividades. Após 8 meses de operação, a Unidade deixará de receber pacientes com a covid-19. De acordo com o cronograma de encerramento, na sexta-feira (29), haverá uma ação voltada para os colaboradores que atuaram na unidade e no domingo (31), o encerramento definitivo das atividades.
A informação do fechamento do Hospital foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Em Santarém, as internações de pacientes com a covid-19 apresentando quadro estável continuam com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que disponibiliza 12 leitos exclusivos, além dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esta, por sua vez, ficará com a exclusividade do atendimento no município a partir de novembro.
A desativação, ocorre após a Comissão de Atos de Gestão do Hospital de Campanha ao analisar a redução do número de casos e o avanço da vacinação que já alcançou o público alvo de 12 anos. Segundo o relatório, no dia 2 de outubro, a unidade chegou a ter 9 pacientes internados, reduzindo assim, a taxa de ocupação que chegou a ser de 67,5% em Julho para a taxa atual de 27,5%.
De acordo com o cronograma de encerramento, até dia 31 de outubro ocorrerão as transferências de pacientes, retirada de equipamentos, limpeza do terminal, a sanitização e reparos da estrutura para a devolução do espaço para a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). A expectativa é que o espaço ocupado pelo 'Campanha' seja entregue para a Seduc até o fim de novembro.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que o Hospital de Campanha recebeu um total de 803 pacientes. Desses, 658 receberam alta médica, 120 tiveram agravamento clínico e foram transferidos para outras unidades e 14 evoluíram a óbito. Hoje, a ocupação é de 9 leitos.
O HCS foi inaugurado no dia 20 de fevereiro para realizar atendimentos de pacientes, com covi-19, da região oeste do estado, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós. A Unidade começou atendendo com 60 leitos. Desses, 56 clínicos e 4 de estabilização. Depois de quatro meses de operação e com diminuição dos casos da doença na região, o número de leitos diminuiu para 40.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA