Hospitais públicos em Santarém passam a exigir comprovação de vacinação para acompanhantes

Segundo o diretor técnico do HMS, Dr. Vinicius Savino, a medida interna foi definida pela direção geral técnica e administrativa após a divulgação do decreto estadual

Andria Almeida
fonte

A nova medida Estadual que obriga estabelecimentos a exigirem a comprovação da vacina da covid-19 começou a valer nesta segunda-feira (6), no estado do Pará. Em Santarém, oeste do Pará, o Hospital Municipal Dr Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas começaram a exigir dos acompanhantes a comprovação da carteira da vacinação com as duas doses do imunizante.

Segundo o diretor técnico do HMS, Dr. Vinicius Savino, a medida interna foi definida pela direção geral técnica e administrativa após a divulgação do decreto estadual. E principalmente, afirma ele, devido ao aumento do número de casos no Centro Especializado de Atendimento Covid-19 UPA 24h, onde evidenciou que 53% dos pacientes internados em novembro no CEACovid-19 não tinham tomado nenhuma dose da vacina e 5% só tinham registro da 1ª dose do imunizante.

VEJA MAIS

image Supermercados exigem comprovante de vacinação apenas para acesso às lanchonetes
A exigência começou a valer a partir desta segunda-feira (06), após o decreto estadual que tornou obrigatória a comprovação da vacinação anticovid-19 no Pará

image Pontos turísticos de Belém passam a exigir comprovante de vacinação
Estação das Docas, Mangal das Garças e Parque Estadual do Utinga atenden ao novo Decreto Estadual

image Todos os estabelecimentos do Pará serão obrigados a exigir comprovante de vacinação
Anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho. Caso seja flagrado alguém não vacinado, haverá sanções ao cliente e ao estabelecimento

“Toda pessoa que vier acompanhar os pacientes no HMS e no Pronto Socorro Municipal deverá apresentar a carteira de vacinação física ou a digital, pelo aplicativo ConecteSus, com as doses cumpridas. O nosso principal objetivo é proteger esses acompanhantes e também reforçar medidas de segurança para proteger o doente internado que estão, na maioria das vezes, com mais predisposição a contrair a forma mais grave da doença”, enfatizou.

A medida começou a valer hoje no HMS e UPA com foco nas orientações e amanhã passará a valer oficialmente, ou seja, não entrará nenhum acompanhante sem a comprovação vacinal. Outra medida interna é quanto ao uso do crachá de identificação.

“Estamos fortalecendo a segurança desses Hospitais e ainda a todo o momento movimentando nossa equipe quanto às orientações sanitárias. Faremos um lembrete contínuo da lavagem das mãos, e os pacientes não poderão transitar nos corredores, a não ser que seja de extrema necessidade”, disse o diretor técnico.

Decreto Estadual

O objetivo do Decreto Estadual, segundo o que informou o Governador é para estimular a imunização contra a covid-19 no Pará. Nele consta que todos os estabelecimentos abertos ao público serão obrigados a exigir comprovante de vacinação aos clientes e usuários. A presença de pessoas não vacinadas só será possível se for comprovada, por atestado médico, a impossibilidade de administração de quaisquer das vacinas dispensadas pelo sistema de saúde.

A comprovação da vacinação deve ser feita mediante apresentação do cartão de vacina, por certificado emitido pelo Ministério da Saúde ou pelo aplicativo "Conecte SUS", associado ao documento oficial com foto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ