CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Encontro reforça contato do Governo do Estado com povos indígenas do Pará

Mais de 100 famílias foram contempladas com o cheque do programa habitacional Sua Casa

O Liberal
fonte

O diálogo aberto, direto e contínuo com o governo do Estado, foi um dos principais desfechos do I Encontro do Povo Tenetehar, encerrado nesta segunda-feira (9), data que marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas. O evento iniciou na última sexta-feira (6), na aldeia Tembé São Pedro, localizada no território do município de Santa Luzia do Pará, nordeste paraense. Helder Barbalho (MDB) foi o único governador presente que foi convidado para participar do encontro que reuniu indígenas de três povos: Tembé, Kaapor e Guajajara. Os dois últimos naturais do Maranhão.

"Sempre é bom ter um governador em terras indígenas para falar de políticas públicas. O Helder sempre vem nos ajudando, montou um Grupo de Trabalho, trouxe secretários e agora veio trazer benefícios do Sua Casa, além de falar das conquistas que nós temos feito. Por exemplo, os remédios e as transferências para hospitais. Também tratamos sobre a questão da cultura. Só temos a agradecer a todo mundo", contou Ubirajara Sodré, apoiador e articulador da Federação dos Povos Indígenas.

Para a liderança indígena Puyr Tembé, a participação de um representante do governo do Estado demonstra disposição ao diálogo para construção de uma sociedade melhor. "A gente fecha esse evento com a presença do governador que mostra a compreensão, a valorização e aprende também que a luta dos povos indígenas se faz necessária para a questão das mudanças climáticas", pontuou a Tembé.

Durante o evento, o governante estadual ouviu as lideranças e destacou o apoio que o governo destina aos povos tradicionais. "Somos o Estado que possui a maior concentração de povos indígenas do Brasil, por isso, deve ter um olhar especial e acima de tudo reconhecer os povos indígenas. Devemos todos aproveitar para refletir sobre as políticas públicas para preservação da memória, da história e claro, realizar ações para melhorar a dignidade e qualidade de vida", comentou Helder Barbalho.

O governo do Estado apoiou o evento e levou ações concretas para o desenvolvimento dos povos. Kits de higiene bucal e cadeiras de roda foram entregues aos moradores. Além disso, 110 famílias de nove diferentes aldeias foram contempladas com o "Sua Casa". O programa habitacional estadual concede até R$ 21 mil para a construção, reconstrução e ampliação de casas de famílias carentes.

A família de Minuyr Alves Ribeiro Tembé foi uma das beneficiadas pelo "Sua Casa". "Eu acho muito importante essa ajuda. Moro com meus filhos na casa dos meus avós e agora o sentimento é muito bom", festejou.

A atenção especial aos povos tradicionais é um dos principais eixos da gestão estadual atual. As ações já desenvolvidas, as estratégias atuais e os próximos passos para o desenvolvimento das comunidades indígenas foram destacados durante o pronunciamento de Helder Barbalho.

"Nós tomamos algumas decisões no estado do Pará. Primeiro, criar o Conselho Estadual Indigenista, para que seja o fórum de diálogo com as demandas e anseios da comunidade. Além disso, criamos um Grupo de Trabalho para ouvir e fazer chegar às populações tradicionais as ações. Na área da saúde indígena, nós realizamos ações de enfrentamento da pandemia, onde botamos os helicópteros do governo para ir de aldeia em aldeia cuidando da população. Hoje estamos fazendo a primeira leva de benefícios do programa Sua Casa e eu já orientei que onde a cultura Indígena permitir, a construção com tijolos, será feito assim. Onde não for dessa forma, o programa tem que se adaptar à realidade. Sobre o programa educacional, nós estamos no processo para um concurso público para professores da educação indígena", concluiu o governador.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ