Coronavírus: Pará registra 34 casos confirmados, 31 em análise e 786 descartados

A atualização foi feita às 18h desta terça-feira (31)

João Thiago Dias

O Pará registra 34 casos confirmados de covid-19. Também são registrados 786 casos descartados e 31 casos em análise. A atualização foi feita às 18h desta terça-feira (31), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). 

Por volta das 18h30, diretamente do Palácio do Governo, o governador Helder Barbalho iniciou um comunicado para atualizar sobre as medidas do Estado para o enfrentamento da doença. O titular da Sespa, Alberto Beltrame, e o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, também participam do anúncio.

O comunicado foi transmitido, ao vivo, pelo site Agência Pará, pela TV Cultura e pelas redes oficiais do governo do Estado e da Sespa. Confira:

Na últimas segunda-feira (30), foram registrados seis novos casos da doença no Pará. Já nesta terça-feira, foram registrados oito novos casos de pessoas com coronavírus no Estado. Às 10h11 desta terça-feira, a Sespa os seis primeiros do dia:

1. Mulher, 28 anos, de Ananindeua, veio da Itália.
2. Homem, 43 anos, de Belém, esteve na Espanha e Holanda.
3. Mulher, 29 anos, de Belém, veio de SP.
4. Homem, 24 anos, de Belém, esteve em contato com caso confirmado.
5. Mulher, 53 anos, de Belém, esteve em contato com caso confirmado.
6. Mulher, 39 anos, de Abaetetuba, veio de Manaus. Agora são 32 casos confirmados no Pará.

Às 18h22, a Sespa anunciou outros dois casos, totalizando os 34 que foram confirmados no Pará:

7. Mulher, 35 anos, de Tucuruí, relata viagem de avião para Belém.
8. Homem, 37 anos, de Marituba, relata contato com pessoa que esteve em SP.

De acordo com o secretário Alberto Beltrame, após os dois primeiros casos de transmissão comunitária registrados na última segunda-feira (30), já era esperado que houvesse um crescimento exponencial de pacientes no Estado. Transmissão comunitária ou sustentada é quando há contágio de pessoas que não viajaram para o exterior nem têm vínculo com um caso confirmado. Ou seja, não é mais possível saber qual foi a origem de cada infecção. 

"Vinhamos anunciando cerca de dois casos por dia. Agora, seis casos ontem (30) e oito casos hoje. Começa a crescer porque, na transmissão comunitária, o vírus começa a circular no meio de todo mundo, independentemente se teve viagem ou não. Cada pessoa que tem contato com alguém com sintomas multiplica dois. Cada um mais dois. Acaba sendo uma progressão geométrica. Daqui a pouco, temos um grande número de casos", explicou o titular da Sespa.

Alimentação escolar

Durante a transmissão, Helder Barbalho anunciou que reuniu, nesta terça-feira, com secretarias estaduais, representantes do Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e empresários do ramo atacadista para tratar sobre a distribuição das cestas de alimentação escolar para alunos da rede estadual de ensino.

"Também anunciamos um chamamento público para a contratação de empresas responsáveis pelo fornecimento dos alimentos, prezando pela transparência e agilidade nesse processo", disse o governador. 

"E vamos criar, a partir desta quarta-feira, um comitê com a presença do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Constas do Estado, da Auditoria Geral do Estado para acompanhar todos os procedimentos de todas as ações do Governo Estadual neste momento de crise em que é necessário ter agilidade", completou. 

Fundo Esperança

Além disso, ele informou que encerraram, nesta terça-feira, as inscrições para o Fundo Esperança, criado na semana passada. Ao todo, foram 131 mil cadastros, de pessoas físicas e jurídicas. "Um fundo criado com recursos do governo estadual. Seriam 100 milhões de reais, mas dobramos para 200 milhões de reais. Tem como foco ajudar micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e trabalhadores informais", explicou. 

"Vamos fazer filtros, cruzar dados, limpeza de informações, para saber, efetivamente, quem pode estar habilitado a receber o recurso. Vamos liberar o recurso. Se não totalizar os 200 milhões de reais, vamos reabrir as inscrições. Se totalizar, vamos informar sobre estratégias possíveis para ajudar quem está precisando", finalizou o governador. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ