CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Como em muitos lares do Brasil, mãe precisou se reinventar para cuidar da família

Rosane Franco, mãe do influencer de Castanhal, Henrique Franco, fala sobre as dificuldades para criar os filhos sozinha

Patrícia Baía
fonte

Roseane Ieda Brasil Franco, de 47 anos, se considera uma mãe louca pelos filhos e que faz de tudo por eles. O amor por seus filhos e o sentimento de dever cumprido pode ser percebido na forma como ela se refere a Regiane, de 27 e ao Henrique, de 24 anos. O olhar de mãe também diz tudo, assim com as palavras embargadas por causa da emoção ao lembrar de tudo que passou para cria-los.

 “Desde criança eu já queria ser mãe e Deus me deu a Regiane e o Henrique. Sempre fui aquela mãe guerreira que fez tudo por eles e nunca coloquei dificuldade para trabalho nenhum e tudo que pintava eu encarava por eles. Mãe solteira tem que garantir tudo sozinha e criança tem que tomar café, merendar, almoçar e jantar e eu até hoje topo tudo por causa deles. O pai nunca ajudou e crie eles com a ajuda da minha mãe”, contou.

VEJA MAIS

image O desafio de ser mãe e empreendedora: conheça a história de mulheres aguerridas
"Apesar de empreender ser algo desafiador, ser mãe também faz parte dos desafios da vida", diz Laysce

image Os mil nomes da mãe de Jesus
Não se sabe ao certo quantos nomes a mãe de Jesus tem. Pesquisadores estimam que no mundo hajam mais de mil nomenclaturas para representar essa força materna.

image Restaurantes projetam Dia das Mães com ‘casa cheia’
Movimento dos estabelecimentos cresce cerca de 30% em comparação com dias normais

Roseane já trabalhou de vendedora em loja do centro comercial, de roupa, em hospital, mas quando seu filho mais novo, o influencer e recém formado em Licenciatura em Educação Física, Henrique Franco, tinha 11 anos, ela ficou desempregada e bateu o medo. Este foi um dos momentos mais complicados, como lembra Henrique. “Como a minha mãe tinha muita facilidade para lidar com crianças a minha tia falou que trabalhar com elas poderia ser uma saída e foi dessa forma que surgiu a ideia de trabalhar com o brinquedo inflável pula-pula”,

Foi assim que nasceu a empreendedora Roseane. “Comprei no cartão do meu pai o pula-pula e custou cerca de 3 mil. Eu vendia também bombons e água mineral “, relembrou Roseane Franco.

O local escolhido para montar o brinquedo foi a praça do bairro Imperial, onde a família mora. A pracinha fica bem perto da residência e até hoje a Roseane leva o brinquedo desmontado em um carrinho que ela mesma empurra.

Mas o começo não foi nada fácil porque a pracinha não tinha muito movimento. “Às vezes ia só uma criança no pula-pula que custava só 2 reais e tinha dia que não ia ninguém. Nós tínhamos a ajuda da nossa vó e tias porque a família da minha mãe sempre morou um do lado do outro”, contou Henrique Franco.

image Mãe solo fala do amor pelos filhos e as dificuldades que passou para cuidar da família (Divulgação)

O tempo foi passando e o “pula-pula da Loura”, como ficou conhecido, se tornou o sustento da família. Os meninos também trabalhavam ajudando a mãe na praça. “Foi com o dinheiro do brinquedo que eu conquistei tudo que temos e o principal foi o estudo deles. A minha filha ainda não terminou a faculdade, mas já trabalha e vai conseguir em breve e o Henrique já se formou e tudo as custas desse trabalho”, observou Roseane Franco.

Os filhos da empreendedora sempre estudaram em escolas e em faculdade pública, mas todos os gastos foram custeados com a renda do pula-pula da Loura. “Mesmo não estudando em escola paga a gente sempre teve gastos, com as passagens de ônibus. A minha mãe também pagou o meu cursinho e tudo isso com muita dificuldade. Porque não é fácil trabalhar no sol e na chuva para pagar as contas da casa”, disse Henrique Franco.

Presente

Henrique fala da trajetória de sua mãe para criar ele e a sua irmã (que estava trabalhando e por isso não participou da reportegem) com muita gratidão, assim como o olhar de filho amoroso e cheio de lágrimas. “Ela abriu mão até de cuidados pessoais por nossa causa e por isso tudo que eu quero é poder honrar o que ela faz por mim até hoje. Tenho um sonho de conseguir montar um espaço com muitos brinquedos, como se fosse um pequeno parque e coberto para ela trabalhar com as crianças que tanto gosta”, falou.

Reconhecimento

Ano passado o vídeo de uma homenagem que Henrique fez para sua mãe durante o ensaio fotográfico da formatura, viralizou e foi compartilhado por páginas conhecidas nacionalmente como o @razoesparaacreditar. Só no instagram do Henrique o vídeo já foi assistido mais de 35 mil vezes.

“Foi uma loucura. A produção de vários programas de TV nacionais me ligaram para nos entrevistar e fomos até São Paulo para participar ao vivo do programa da Eliana “, contou Henrique.

O influencer conta que planejou a homenagem para a mãe um dia antes de ir fazer as fotos da formatura. Inicialmente, ele queria fazer um cartaz, mas a irmã deu a ideia de usar a camisa “uniforme” do pula-pula.

“O ensaio já estava marcado e eu pensei: ‘tenho que fazer uma homenagem para a mulher que sempre batalhou, lutou para sustentar a minha casa, minha família... Que sempre me ensinou as melhores lições dessa vida, que é ser bondoso, honesto, lutar pelos meus sonhos e nunca pisar em ninguém'. Eu usei a camisa por baixo do terno e foi quando fiz a homenagem”, relata Henrique.

 Roseane ficou muito emocionada e feliz. Mas além dela, todos os colegas que estavam na sala também caíram no choro ao ver o gesto de carinho do universitário para a mãe.

“Eu chorei, ela chorou, assim como todos os formandos que estavam lá, foi lindo. Minha mãe continuou muito emocionada, mesmo quando acabaram as filmagens. A gente fez as fotos e a emoção tomou conta desse momento”, disse o filho.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ