Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Com um simples kit de higiene animal, jovem vira empresária de sucesso em Castanhal

A vontade de ajudar os pais, de ter uma profissão e o próprio negócio foram os incentivos que Renata Aguiar, de 22 anos de idade, teve para se tornar uma empreendedora de sucesso

Patrícia Baía

A vontade de ajudar os pais, de ter uma profissão e o próprio negócio foram os incentivos que Renata Aguiar, de 22 anos de idade, teve para se tornar uma empreendedora de sucesso.

Renata conta que no início foi difícil, mas a vontade de ajudar os pais e pagar a faculdade foi maior (Patrícia Baía/ O Liberal)

A jovem tem um perfil muito comum em nossa sociedade. A que tem um sonho e batalha conquistá-los. Renata é de família simples, nascida no interior do município de São Francisco do Pará, nordeste do estado, e aos 16 anos começou a estudar e a trabalhar em Castanhal, que é a cidade polo da região e onde tem um pouco mais de oportunidades.

 “Eu ia e vinha todos os dias de São Francisco para Castanhal. Era cansativo, mas eu queria muito ajudar os meus pais em primeiro lugar e também juntar dinheiro para pagar um faculdade e montar meu negócio. Eu queria também inspirar os meus seis irmãos a fazer a mesma coisa que eu”, contou Renata Aguiar.

VEJA MAIS

'Mulheres que Semeiam': projeto ajuda mulheres com distribuição de produtos de higiene pessoal
Grande parcela da população, principalmente de mulheres, não possui acesso a produtos de cuidados básicos

Castanhal vive retomada da produção de malva
O município já foi muito forte na produção de malva que é uma das principais fibras que servem como matéria-prima para a fabricação de papel, vestuário, barbantes, cordas, sacarias entre outros produtos

Vila do Apeú, em Castanhal, tem três dias de gastronomia e incentivo à leitura
Gastronomia, música e dança fazem parte da programação

O primeiro emprego foi logo na área que queria, com os animais. A jovem sempre foi apaixonada por cães e gatos. E foi no pet shop que aprendeu a profissão. Depois de um tempo, com pouco mais de 300 reais comprou os primeiros materiais básicos para trabalhar sozinha, fazendo banho e tosa a domicílio. “Juntei o dinheiro e comprei um par de tesouras, um secador de cabelo comum e um kit de shampoo e condicionador. Não gastei nem 400 reais. E tudo isso foi economizando”, disse Renata Aguiar.

Economizar é um dos segredos de quem quer atingir o objetivo, mas pode ser um grande sacrifício. “Foram três anos sem gastas nada. Eu não comprava nada para mim. Só tirava alguma coisa se fosse pra ajudar meus pais. Pra mim nada. E sabe aquela coisa de menina de 18 anos que gosta de se arrumar, pois eu não fazia mais isso. Eu parei de comprar porque eu tinha um objetivo e se eu gastasse com coisas que eu não deveria, o processo seria mais demorado. Eu queria abrir o meu próprio negócio e também fazer uma faculdade de veterinária”, explicou a empreendedora.

A vontade de ajudar os pais, de ter uma profissão e o próprio negócio foram os incentivos que Renata Aguiar, de 22 anos de idade, teve para se tornar uma empreendedora de sucesso (Patrícia Baía/ O Liberal)

O sonho se realizou no meio da pandemia, no começo de 2021, Renata conseguiu abrir seu pet shop, em um a área nobre de Castanhal, onde atende cerca de 600 clientes por mês. “Nessa época eu também procurei o Sebrae onde fui orientada a abrir o meu MEI (Micro empreendedor individual) e fiz vários cursos. E quanto ao meu pet eu busquei ajuda de um arquiteta e tudo saiu na forma coo sempre sonhei, mas não foi fácil mesmo”, disse Renata Aguiar.

A empreendedora também focou bastante nas redes sociais, que considera um grande diferencial do seu trabalho. “Eu mesma cuido das minhas redes sociais e estou sempre movimentando. Meus clientes sãos os verdadeiros influences do meu seguimento e eles chamam bastante atenção das pessoas para o meu trabalho”,

Renata é também estudante de veterinária, mas a tão sonhada faculdade está trancada no momento. O sonho ainda não terminou. “Eu precisei focar um pouco mais no meu negócio, mas estou perto de retomar. Eu agradeço a Deus por todas essas conquistas. Hoje sou reconhecida nessa cidade, mas quero ir mais longe. Quero ser reconhecida no estado. Já participei de vários concursos de tosas especiais em shih-tzu e sempre fiquei nos primeiros lugares”, contou.

Já deu para perceber a força e a determinação de quem sonhou e lutou para conquistar o objetivo.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ