Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Círio de Marabá retorna à programação presencial

Depois de dois anos com programação restrita e sem público presente, o Círio de Marabá volta a ser realizado da maneira tradicional. Em 2022, o evento chega à sua 42ª edição carregado de boas expectativas da diocese local

Tay Marquioro

Depois de dois anos com programação restrita e sem público presente, o Círio de Marabá volta a ser realizado da maneira tradicional. Em 2022, o evento chega à sua 42ª edição carregado de boas expectativas da diocese local. “Será um evento muito bonito, sem dúvida. Retomaremos a programação como fizemos em 2019, já que nos últimos dois anos, tudo teve que ser adaptado por causa da pandemia de covid-19. Este ano, nós sairemos às ruas, iremos caminhar, mostrar a nossa devoção à Maria, para que ela leve todos os nossos pedidos a Jesus”, disse o bispo Dom Vital Corbellini.

Em Marabá, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é realizado uma semana após o Círio de Belém, no terceiro domingo do mês de outubro, e guarda algumas semelhanças com o evento realizado na capital. “Estamos trabalhando para que a população saia às ruas, que reze e esteja conosco desde o sábado à tarde, que é quando saímos da Igreja Santuário para o Círio Fluvial, até a Marabá Pioneira. Iremos para a Igreja Catedral, onde ocorre a troca do manto. Depois disso, no domingo pela manhã bem cedo, após a missa, faremos a caminhada com a corda e Nossa Senhora na berlinda, de volta à Igreja Santuário, que fica na Folha 16, na Nova Marabá”, explica o bispo.

Questionado sobre a experiência de realizar um Círio praticamente todo online, como foi nos últimos dois anos, Dom Vital, se aproxima dos dez anos de bispado, reconhece que foram tempos difíceis, mas procura enxergar algum lado bom. “O Papa Francisco costuma dizer que a humanidade se viu fragilizada por uma doença que atingiu todo o mundo. É claro que foi um período ruim, mas também houve momentos também de muita unidade, de muita solidariedade entre as pessoas, de rezar, de louvar à Deus, de pedir força para superar tudo isso”, analisa o padre. “Graças a Deus e Nossa Senhora, tudo isso parece que está passando, estamos aos poucos superando, e hoje já podemos falar em voltar às romarias com segurança e tranquilidade para todos”.

TEMA

Este ano, uma novidade é o tema da programação, que costuma ter o anúncio bastante aguardado pela comunidade católica de Marabá. “O tema é ‘Maria, mãe educadora do amor’ porque isso está muito ligado ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é ‘Fraternidade e Educação - Fala com sabedoria, ensina com amor’. É isso que tem norteado a nossa fé durante todo o ano”, explica.

O tema é 'Maria, mãe educadora do amor', muito ligado ao tema da Campanha da Fraternidade (Tay Marquioro/ O Liberal)

“Maria, sendo mãe de Jesus, ela educa no amor. E, além de educadora, é educanda. Ela ensina, mas também aprende a ser uma pessoa melhor e passa a seguir a escola de Jesus, foi a primeira grande seguidora do Senhor Jesus”, detalha Dom Vital. “Este é um Círio diferente. Por isso, este ano, nós esperamos um grande público. Que o povo possa caminhar conosco nas ruas, rezar pela saúde das pessoas, rezar pela nossa educação, rezar por esse ano eleitoral, pelo nosso país, que toda a população participe do Círio voltando a ser presencial”.

 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ