Campus da Uepa em Parauapebas deve ser entregue até junho de 2022, garante Governo
A expectativa é que a entrega do prédio coincida com a realização de um novo processo seletivo para a instituição

A cidade de Parauapebas, no sudeste paraense, deverá contar com um campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) até junho de 2022. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho, na manhã desta quarta-feira (14), durante uma agenda de trabalho no município. A expectativa é que a entrega do prédio coincida com a realização de um novo processo seletivo para a instituição.
Localizado na rodovia PA-275, na saída de Parauapebas para o município de Marabá, a edificação terá uma área total de 4.554,57 metros quadrados (m²). Serão dois pavimentos, com salas de aulas e de tutoria, e laboratórios para os cursos de graduação em Matemática, Enfermagem, Ciências Biológicas e Engenharia de Software. Provisoriamente, a Uepa funciona no Centro Universitário do município (Ceup).
"Ter um campus da Uepa aqui é uma grande conquista para esta região. Quantas famílias daqui, de Canaã dos Carajás, de Eldorado do Carajás e Curionópolis tiveram de ver seus filhos indo embora porque não havia alternativa de ensino superior público? Estamos corrigindo essa dívida histórica", afirmou o governador, que esteve acompanhado do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, e de outras autoridades.
O projeto arquitetônico, elaborado em parceria com a Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE) da Uepa e a Secretaria Municipal de Obras de Parauapebas, prevê, na primeira etapa, a construção de biblioteca, sala de coordenação dos cursos de graduação e especialização, e dos laboratórios de anatomia, informática, de todas as clínicas, histologia, zoologia e botânica.
"Será gerador de sonhos e oportunidades para milhares, inclusive o sonho de termos uma cidade universitária", ressaltou a secretária adjunta de Educação de Parauapebas, Maria do Socorro Cardoso da Silva. O prefeito Darci Lermen pediu apoio ao Estado para que, futuramente, seja implementado no local o curso de Medicina.
Dilson Amador, um dos trabalhadores da obra, onde desempenha a função de armador, frisou a importância de fazer parte de um projeto que mudará para melhor a vida de tantas pessoas. "É muito bom participar de uma obra que vai trazer mais educação, ajudar as pessoas aqui a ter um futuro melhor", acrescentou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA