Atividade física traz bem-estar e previne doenças, diz especialista
De acordo com médica, atividade física também melhora a qualidade do sono e libera serotonina.

Presentes no cotidiano, a prática de atividade física e a alimentação saudável sempre fizeram parte da vida do servidor público Afonso Emanuel da Silva. Aos 56 anos de idade, Afonso está sempre se prevenindo contra doenças, procurando manter corpo e mente saudáveis. Além da prática esportiva, faz questão de ir ao médico regularmente, para realização de consultas e exames.
“A atividade física é essencial pra mim, pois me sinto mais disposto e saudável. Por isso, faço caminhada três vezes na semana, gosto de pedalar, sempre procuro fazer algum exercício para deixar a saúde em dia e me exercitar. Além disso, vou ao médico regularmente, faço exames e consultas com clínicos e cardiologista. Tudo isso é uma forma de prevenir e tratar algum tipo de doença que venha aparecer. Por isso, aconselho que os homens se cuidem, acabem com esse preconceito machista porque o importante é cuidar da saúde”, alerta Afonso da Silva.
A médica Cláudia Hanna Diniz, auditora do Iasep, ressalta que a prática da atividade física, além de trazer bem-estar, ajuda na prevenção de doenças cardíacas e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Especialista em medicina baseada em evidências, Cláudia garante que o exercício físico fortalece os músculos cardíacos, reduz a pressão arterial - aumentando os níveis de HDL (o colesterol bom) e diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim), melhorando assim a circulação. Além disso, a profissional garante que a atividade física evita a perda da massa óssea, prevenindo a osteoporose e as dores lombares, por meio do fortalecimento da musculatura, além de melhorar flexibilidade, postura e equilíbrio.
De acordo com a médica, a atividade física também ajuda a prevenir o surgimento da depressão e melhora a qualidade do sono, pois os exercícios fazem o corpo liberar serotonina e hormônios responsáveis pela sensação de prazer. “O ideal é começar o mais precocemente a prática da atividade física, que promove benefícios em curto e longo prazo, evitando assim o aparecimento precoce das doenças crônicas e degenerativas, como hipertensão e diabetes”, alerta a médica.
De acordo com a especialista, antes de iniciar a atividade física, “é fundamental realizar uma avaliação clínica geral do condicionamento físico. Por meio dessa avaliação, o médico irá informar sobre o estado de saúde e dizer se está apto à prática daquela atividade”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA