Escolha dos alimentos é fundamental para a saúde do corpo; confira as dicas
A nutricionista Maruza Moura dá dicas de alimentos que melhoram a imunidade do organismo e ajudam na prevenção de doenças
A escolha dos alimentos é importante para a manutenção da saúde do nosso corpo. Isso porque, além de saciedade, alguns alimentos têm o poder de combater e prevenir doenças. A nutricionista Maruza Moura dá dicas de alimentos que melhoram a imunidade do organismo e ajudam na prevenção de infecções como a gripe, que é bastante comum neste período do ano.
VEJA MAIS
A nutricionista explica que o sistema imunológico funciona como um mecanismo de defesa do nosso organismo. “Ele funciona da seguinte forma: células específicas - os linfócitos, são ativadas e produzem anticorpos contra determinadas doenças e para ativar esses anticorpos, precisamos de nutrientes específicos, um para cada tipo de linfócito. Para que haja essa ativação, gastamos uma grande quantidade de energia”, disse.
Ela explica que uma alimentação variada, com ingredientes in natura, combate à maioria dos agravos à saúde. “Os alimentos processados contém substâncias químicas que são chamados de antinutrientes, ou seja, dificultam a absorção desses macro e micronutrientes, que são as vitaminas e sais minerais”, alerta
Carnes e peixes
A especialista relata que as carnes vermelhas e brancas são ricas em vitamina A, D, Zinco e Ferro, consideradas proteínas de boa qualidade indispensáveis na formação das células do sistema imune.
Já os peixes e óleos de canola e girassol são fontes de ácidos graxos e ômega 3 que tem ação anti-inflamatória. Ela indica que o Pirarucu, manteiga e sardinha em lata, são fontes de vitamina D que aumentam a funcionalidade das células do sistema imunológico.
Maruza ressalta que mesmo ingerindo esses alimentos ricos em vitamina D, é necessário tomar sol. “As pessoas estão usando o bloqueador solar, você deve usar o protetor solar e não o bloqueador. Deve se expor ao sol em momentos que não tenha riscos para a saúde para que você possa ativar a vitamina D, porque mesmo que você consuma os alimentos, ela só é ativada com o sol”, enfatizou.
Vegetais
A nutricionista detalha que a couve, brócolis, couve-flor e repolho são fontes de glucosinolatos, um antioxidante encontrado em legumes verdes escuros.
Outros itens como ovos, leites e iogurte são fontes de proteínas baratas e eficientes, conforme explicou a nutricionista. “Eles são boas fontes de proteínas, principalmente do gasto energético, além de serem mais baratos do que as carnes. Pode ser uma boa alternativa”, indicou.
Outra dica da Nutricionista, é consumir frutas cítricas para prevenir gripes e resfriados como laranja, tangerina, goiaba, acerola, limão, entre outras. Além da batata doce, cenoura, jerimum que são ricos em carotenóides que dão maior resistência a quadros de infecção.
Palavras-chave