MENU

BUSCA

Barcarena será primeira cidade do Pará a ter água e esgoto universalizados em 2025

Financiamento de R$ 213 milhões do BNDES acelera a meta de saneamento do município em nove anos

O Liberal

Barcarena será a primeira cidade do Pará e uma das pioneiras na Amazônia a alcançar a universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. A concessionária Águas de São Francisco, responsável pelo saneamento do município, antecipará o cumprimento das metas para novembro de 2025. A aceleração do cronograma será viabilizada por um financiamento de R$ 213 milhões, aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Banco da Amazônia (Basa).

A previsão é que, a partir do projeto de universalização, sejam gerados 768 empregos diretos e indiretos. As metas de cobertura do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário devem atingir os percentuais respectivos de 99% e 90%. Os resultados correspondem a uma antecipação de três anos do indicador estipulado em contrato para água e de nove anos para o de esgotamento sanitário.

VEJA MAIS

Águas do Pará conclui ações preventivas e retoma serviço de abastecimento em Belém e Ananindeua
A operação foi feita dentro do prazo previsto e já conta com a retomada gradual do abastecimento de água para mais de 880 mil moradores de bairros de Belém e Ananindeua


Mulher morre carbonizada após embarcação pegar fogo em rio de Barcarena
No momento, as causas do sinistro são desconhecidas


Festival do Abacaxi tem show de drones em apresentação de Alok em Barcarena
O evento gratuito começou na quinta (25/9) e segue até domingo (28/9)

Financiamento do BNDES garante aceleração

“Garantir o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto são direitos da população. Com o apoio do BNDES, os habitantes de Barcarena verão a antecipação da universalização desses serviços, que contribuirão para proteger o ambiente e a saúde de todos”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Com uma população de 126.650 habitantes, sendo 104.487 em área urbana, Barcarena deve ter melhorias em diversos serviços a partir da universalização, como explicou o diretor-presidente da Águas de São Francisco, Pedro Augusto Freitas.

Universalização: saúde e dignidade para a população

“A parceria construída com os bancos é fundamental para chegarmos à universalização dos serviços de água e esgoto em Barcarena. Este investimento em saneamento na Amazônia é histórico. Temos impactos diretos na saúde pública, no meio ambiente e ainda garantimos mais dignidade para a população, no momento em que ela passa a ter um direito fundamental garantido", destacou Freitas.