Alunorte mais próxima das comunidades de Barcarena

Publieditorial

A refinaria Alunorte, em Barcarena, abriu suas portas para receber representantes da comunidade, além de autoridades, imprensa e familiares dos empregados. Somente em 2019, cerca de 500 pessoas de mais de 20 comunidades visitaram a Alunorte para conhecer os sistemas de produção e controles ambientais da refinaria. O número é ainda maior quando o assunto é o programa Diálogo Social.

Este ano, 1.200 pessoas já participaram dos encontros promovidos pela refinaria para compartilhar informações e estreitar a relação entre os vizinhos. Além das visitas e do Diálogo Social, representantes das comunidades tiveram quatro encontros com o vice-presidente executivo da Hydro no Brasil, John Thuestad, onde foram tratados temas considerados relevantes pelos participantes.

De um desses encontros, surgiu, por exemplo, a iniciativa de recuperar espaços públicos em Barcarena para a prática de esportes por crianças e jovens após o horário escolar. Foram recuperados cinco espaços de recreação em cinco comunidades de Barcarena que hoje abrigam atividades de esporte e cultura como parte de um projeto piloto.

Voluntários da Alunorte e empresas contratadas recuperam campo de futebol no bairro do Murucupi (Divulgação)
Projeto Trilhando Caminhos: cerca de 380 crianças jovens entre 8 e 12 anos praticam atividades esportivas após o horário escolar (Divulgação)

"Estamos trabalhando para sermos vizinhos cada vez mais presentes e colaborar com as questões que são importantes para a vida da comunidade. Nas conversas, estamos tendo a oportunidade de falar sobre nossas operações, esclarecer dúvidas e principalmente ouvir os anseios e principais questões sociais" John Thuestad, vice-presidente executivo da Hydro no Brasil

Estas inciativas mostram, na prática, o compromisso da Alunorte com o diálogo franco e transparente com as comunidades, buscando construir, em conjunto, um futuro efetivamente sustentável para todos.

Canal de Comunicação – O Canal Direto é uma ferramenta para quem quiser esclarecer dúvidas, fazer reclamações, elogios e sugestões.

Além do e-mail (canaldireto@hydro.com), é possível entrar em contato, gratuitamente, pelo telefone: 0800 721 0794.

A comunidade do Bom Futuro também visitou a Alunorte confira no vídeo.

De portas abertas

As visitas das comunidades à refinaria incluem uma programação ampla onde os visitantes podem conferir o sistema de segurança da refinaria, além dos protocolos e parâmetros seguidos para devolver à natureza água tratada.

Confira no vídeo como foi a série de visitas do Alunorte de Portas Abertas.

Depósito de Resíduos Sólidos (DRS) (Divulgação)
Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) (Divulgação)

 

Investimento social para desenvolvimento local

A Hydro tem investido no compromisso com as comunidades vizinhas por meio de programas e projetos, com foco em educação e no desenvolvimento econômico. Um exemplo é o projeto Ativa Barcarena, que é voltado à agricultura familiar e que consiste em um diagnóstico da saúde do solo para fortalecimento da agricultura familiar; mapeamento das cadeias produtivas locais; assistência técnica à 300 produtores familiares de 9 comunidades de Barcarena, em parceria com a prefeitura municipal, o Instituto Peabiru e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Já o projeto Amesa apoia 250 agricultores familiares, de 24 comunidades em Barcarena, para comercialização de seus produtos em supermercados, hotéis, cozinhas industriais e outros estabelecimentos da região. A iniciativa busca estimular a compra de produtos locais e tem acompanhamento da Prefeitura de Barcarena, por meio das Secretarias Municipal de Agricultura (SEMAGRI) e Indústria, Comércio e Turismo (SEICOMTUR) e da Câmara de Dirigentes Lojistas, é realizada em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

O programa "EmBarca Amazônia 360º" capacita jovens empreendedores interessados no desenvolvimento de negócios sustentáveis na região de Barcarena. Já foram realizados três workshops e 300 jovens já tiveram a oportunidade de aprimorar ideias, aptidões empreendedoras e descobrir potencialidades pessoais e profissionais que podem ser aplicadas em negócios sustentáveis.

Além da análise de solo, o Ativa Barcarena também oferece curso sobre o tema aos agricultores (Divulgação)
Capacitação do projeto Amesa que atende agricultores de 24 comunidades de Barcarena (Divulgação)
EmBarca Amazônia 360° foca em três cadeias produtivas Turismo, Biodiversidade e Açaí (Divulgação)
Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!