CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Agosto Dourado: Campanha incentiva o aleitamento materno

Marabá conta com um banco de leite humano, no Hospital Materno Infantil, e está precisando aumentar o número de doadoras

Tay Marquioro
fonte

Na rede municipal de saúde de Marabá, a programação da campanha Agosto Dourado inicia na próxima terça-feira (16). Há ações previstas para todas as unidades básicas de saúde da zona urbana, além das vilas Espírito Santo, Murumuru, Sororó, Carimã e Cristalândia. Já na zona rural, na região do Rio Preto nas localidades de Brejo do Meio, Santa Fé e Capistrano de Abreu, as ações acontecerão na última semana do mês de agosto.

VEJA MAIS

image Agosto Dourado: aleitamento materno previne doenças tanto para a mãe quanto para o bebê
Campanha tem como objetivo alertar as famílias sobre a importância da amamentação com leite humano

image Volta ao trabalho pode ser desafiadora para as mães em período de aleitamento materno
Estocar leite materno pode ser uma possibilidade para quem precisa ficar longe dos pequenos

image Agosto Dourado: em Ananindeua, ações incentivam o aleitamento materno
Nos dias 10 e 12 de agosto ações educativas serão realizadas nas UBS's do município; já no dia 26 de agosto, haverá o "Dia do Mamaço"

Na última semana, um evento realizado no plenário da Câmara Municipal de Marabá marcou a abertura da programação. A cerimônia contou com a participação de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos em enfermagem, demais profissionais que atuam nas unidades de saúde, além de acadêmicos.

“Iniciamos a campanha com esses profissionais como forma de incentivo a amamentação. Esse é o papel da Atenção Básica, trabalhar a prevenção. A gente observa que a primeira vacina que é feita no bebê é o colostro, então é muito importante que a Atenção Básica multiplique as ações”, disse a diretora da Atenção Básica, Sheila Macedo. 

image Marabá conta com um banco de leite humano, mas está precisando aumentar o número de doadoras (Foto ilustrativa/ Cristino Martins/ O Liberal)

Durante o evento, os participantes contaram com palestras de profissionais sobre a importância do aleitamento materno, além de relatos de doadoras e especialistas em pediatria e alergia a leite.

Vale ressaltar que o município de Marabá conta com um banco de leite humano, no Hospital Materno Infantil, e está precisando aumentar o número de doadoras. Até o fim de julho, havia apenas 30 mães cadastradas. Juliana Moreira Alves foi doadora do Banco de Leite por um ano. Isso aconteceu na segunda gestação, do filho Mateus, atualmente com 3 anos de idade. Ela chegava a doar até cinco frascos de leite a cada três dias.  

“Na minha primeira gestação eu não consegui amamentar e então eu vi a importância da amamentação para o segundo filho, até por conta da saúde, e decidi amamentar ele por completo, pelo tempo que eu conseguisse. Ele foi para a UCI (Unidade de Cuidados Intensivos), onde passou cinco dias precisando de leite de outras mães e daí eu decidi também doar para outras crianças, devido eu ter muito leite”, relembra a cabeleireira. “Quem puder doar, doe, é muito importante porque tem muita criança precisando”.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ