Tailândia cria plano para enfrentar 'gangue de macacos' após casos de agressão a turistas

Governo tailandês anunciou um que irá conter a população de macacos nas ruas da cidade de Lopburi

Hannah Franco

A Tailândia anunciou um plano para conter a crescente população de macacos nas ruas da cidade histórica de Lopburi, um destino turístico popularmente conhecido por seus templos e, claro, pelos seus primatas. A medida foi tomada após uma série de incidentes envolvendo conflitos entre macacos e humanos, que geraram preocupação tanto entre os moradores quanto entre os turistas.

As autoridades pretendem remover das ruas mais de 2.500 macacos e colocá-los em um centro de controle populacional. O plano prevê a construção de abrigos específicos para abrigar os animais capturados, priorizando a captura daqueles que se encontram em áreas residenciais.

O diretor-geral do Departamento de Vida Selvagem, Athapol Charoenshunsa, acredita que o problema será resolvido rapidamente com a implementação do plano. "Eu não quero que humanos tenham que machucar macacos, e eu não quero que macacos tenham que machucar humanos", disse o diretor-geral em uma coletiva à imprensa em Bangkok.

VEJA MAIS

image Milhares de macacos aterrorizam cidade tailandesa, fechando de lojas e expulsando moradores
Lopburi, que já foi um destino turístico popular para observar macacos selvagens, agora se encontra sob a invasão total

image Turista tem os seios apalpados por orangotango em parque; vídeo
Dararat Suwanmai postou o momento inusitado em sua conta no Tik Tok; ela chegou a dizer que o animal era muito 'amigável'

Na semana do anúncio do plano, 37 macacos já haviam sido capturados. A maioria dele foi posta sob os cuidados das autoridades ligadas à vida selvagem, na província de Saraburi, enquanto outros foram enviados para o zoológico de Lopburi.

Ataques a turistas

Nos últimos meses, diversos turistas foram vítimas de ataques por parte dos macacos. Os animais frequentemente tentam pegar comidas dos turistas e, por vezes, a ação pode se tornar um pouco mais agressiva. Em março, uma mulher deslocou o joelho depois que um macaco a puxou pelos pés para tentar roubar sua comida. No mesmo mês, um homem foi derrubado de uma moto por um dos animais famintos. Os conflitos levaram as autoridades a tomarem medidas para garantir a segurança da população, incluindo a captura e realocação dos animais.

Apesar dos conflitos recentes, os macacos são considerados sagrados na Tailândia e protegidos por leis de conservação ambiental. A cidade de Lopburi inclusive celebra anualmente o Festival dos Macacos, um evento que atrai milhares de visitantes. O diretor-geral do Departamento de Vida Selvagem da Tailândia reforça que os macacos não devem ser vistos como vilões.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO