Sons de batida podem indicar que submarino está perto da superfície, diz especialista

O ex-comandante de submarinos Frank Owen enfatizou que, apesar da boa notícia, pode ser difícil realizar o resgate dos tripulantes

O Liberal

Os sons de batidas identificados na área de busca do submarino desaparecido desde domingo (18), durante uma expedição ao Titanic,  aumentam as esperanças de encontrar os cinco tripulantes com vida. A notícia bastante otimista foi dada pelo especialista em busca e resgate de submarinos e ex-comandante de submarinos, na Austrália, Frank Owen à rede britânica BBC. Na madrugada desta quarta-feira (21), a imprensa americana já havia divulgado ter ouvido sons, identificados na área de buscas.

VEJA MAIS

image Guarda Costeira, dos EUA, diz que submarino desaparecido tem oxigênio até quinta-feira (22)
Embarcação, com 5, perdeu contato um hora após o mergulho, no domingo (18)

image Submarino desaparecido: equipes de busca captam sinais de sonar, diz governo dos EUA
Autoridades estão trabalhando na localização do veículo aquático e traçam planos de resgate

image Submarino desaparecido: caminhoneiro brasileiro leva carga de oxigênio para ajudar nas buscas
Jair Bueno é operador de uma transportadora nos Estados Unidos e ajudou a levar o carregamento de cilindros de oxigênio e uma máquina de içamento para aeronave militar

Segundo ele, os sons podem ser fruto de um protocolo de emergência utilizado pelos tripulantes para sinalizar que o submarino não está numa área tão profunda como se temia. 

“Em primeiro lugar, a bordo desta embarcação está um mergulhador aposentado da marinha francesa. Ele conheceria o protocolo para tentar alertar as forças de busca... A cada meia hora você bate como o diabo [nas laterais do submarino] por três minutos”, afirmou o ex-comandante. 

Owen explicou à BBC que o sinal sonoro captado pode sugerir que o próprio submarino pode estar próximo ou na superfície. Apesar da esperança, ele alertou que, mesmo próximo à região, pode ser difícil encontrar o imergido.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO