Sonda pousa em asteroide após dois anos em órbita; assista

Nasa divulga vídeo do momento da aterrissagem da pequena nave que coletou amostra do corpo celeste

Redação Integrada com informações do de Época
fonte

As primeiras imagens do pouso da sonda Osiris-Rex no asteroide 101955 Bennu foram divulgadas pela Nasa na quarta-feira, 21. A aterrissagem ocorreu na terça-feira, 20, após a sonda ficar na órbita do asteroide por quase dois anos. 

"Dados preliminares mostram que a missão de hoje para coleta de amostras ocorreu como planejado", escreveu a agência espacial no Twitter.

No vídeo, a edição mistura as imagens do pouso com o que a Nasa chama de concepção artística, uma simulação criada para dar ao público a noção do que ocorreu, com visão mais aberta do evento.

Conhecido desde 1999, o Bennu contém material do início do Sistema Solar e pode ter moléculas orgânicas portadoras de carbono, ingredientes essenciais para a vida na Terra, assim como minerais contendo ou formados por água. É a primeira amostra da NASA de um asteroide.

Mal pousou no asteroide e a sonda decolou. Isso, claro, estava previsto. Trata-se da manobra chamada TAG, sigla para "Touch-and-Go". A pequena nave ficou o tempo necessário para o braço mecânico coletar uma amostra da superfície.

Os dados preliminares mostram que a cabeça de amostragem de um pé de largura (0,3 metro de largura) tocou a superfície de Bennu por aproximadamente 6 segundos, quando a espaçonave realizou uma queima de retorno. Essas amostras devem chegar à Terra em 2023.

O asteroide Bennu está a 321 milhões de km de distância da Terra. O evento de amostragem trouxe a espaçonave até o local de amostragem Nightingale, pousando a menos de um metro do local alvo. A equipe na Terra recebeu a confirmação às 18h08 do dia 20.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO