Saiba quais são os novos sintomas de covid-19 listados pelo Reino Unido
Nesta semana, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico listou um lista com nove novos sintomas associados à doença

Tosse “nova” e contínua (tossir muito por mais de uma hora ou o equivalente a 3 ou mais episódios de tosse em 24 horas), temperatura alta ou calafrios e perda ou mudança no olfato ou paladar. Esses eram considerados, pelo Reino Unido, os principais sintomas clássicos associados à covid-19 em adultos. Porém, nesta semana, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico listou um lista com novos sintomas. As informações são do G1 Nacional.
Veja quais são os novos sintomas associados à covid-19 listados pelo Reino Unido
- Falta de ar
- Fadiga ou exaustão
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Nariz entupido ou escorrendo
- Perda de apetite
- Diarreia
- Náuseas ou vômitos
Segundo a infectologista do Hospital Sírio-Libanês e consultora técnica do Ministério da Saúde, Carla Kobayashi, desde o início da pandemia, febre, tosse e perda de olfato eram os sintomas que caracterizavam a Covid-19. Mas o cenário mudou com a chegada da ômicron e esses sintomas deixaram de aparecer tão frequentemente.
VEJA MAIS
“Então a gente passou a ter muita dor de garganta, muita dor de cabeça, muita dor no corpo”, diz Kobayashi.
Esses são justamente os sintomas mais associados à essa variante do coronavírus, juntamente com a coriza e o espirro, porque o vírus da ômicron tem uma afinidade, o que os cientistas chamam de “tropismo viral”, de replicação nas vias aéreas respiratórias superiores (cavidade nasal, faringe).
Já os sintomas gastrointestinais de uma forma geral, como a diarreia, náusea e vômito marcam apenas alguns casos de Covid, ressalta Kobayashi.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA