Quem usa óculos tem três vezes menos probabilidade de pegar covid; entenda

Pesquisadores na Índia estudaram 304 pessoas com sintomas e fizeram testes de visão

Redação Integrada com informações do Daily Mail

Usuários de óculos têm menos probabilidade de pegar covid-19 porque esfregam menos os olhos, de acordo com um novo estudo.

Pesquisas na Índia estudaram 304 pessoas com idades entre 10 e 80 anos que relataram sintomas de vírus e foram questionadas sobre a visão.

Dezenove por cento disseram que usavam óculos na maior parte do tempo, levando a descobertas que sugerem que aqueles que usam óculos oito horas por dia têm menos probabilidade de contrair o coronavírus.

O Sunday Telegraph relatou o estudo dizendo: “O estudo mostrou que o risco de covid-19 era cerca de duas a três vezes menor na população que usa óculos do que na população que não usa. Um indivíduo tem o hábito de tocar o rosto em média 23 vezes por hora e os olhos em média três vezes por hora. O uso prolongado de óculos pode evitar toques e fricções repetidas nos olhos.”

No ano passado, pesquisadores da China descobriram que os pacientes com covid-19 eram cinco vezes menos propensos a ter óculos que a população em geral.

Receptores para o vírus

A equipe, do Segundo Hospital Afiliado da Universidade de Nanchang, disse acreditar que isso ocorre porque os receptores ACE-2, aos quais o vírus se agarra para entrar e infectar células humanas, podem ser encontrados nos olhos.

Os autores escreveram: “Nosso principal achado foi que os pacientes com covid-19 que usam óculos por um período prolongado todos os dias eram relativamente incomuns, o que poderia ser uma evidência preliminar de que os usuários diários de óculos são menos suscetíveis ao covid-19. Os olhos são considerados um canal importante para a entrada da Sars-CoV-2 no corpo humano.”

Ou seja, para quem usa diariamente óculos, que geralmente ocorre em ocasiões sociais, têm um fator de proteção potencial, reduzindo o risco de transferência de vírus para os olhos e fazendo com que esses usuários contumazes de óculos raramente sejam infectados pelos olhos com covid-19.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO