CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pessoas pegas sem máscara cavam sepulturas de vítimas de covid

Chamada de ‘punição social’, medida tenta conscientizar pessoas sobre os riscos da pandemia

Redação Integrada com informações da CNN
fonte

Os aldeões que se recusam a usar máscaras são forçados a cavar sepulturas para as vítimas da covid-19. Isso tem sido imposto por autoridades locais em zonas rurais da Indonésia, na esperança de que trabalho manual e empatia convençam a se integrar na luta para a impedir a pandemia.

Três homens de meia-idade e cinco menores de idade no distrito de Cerme de Gresik Regency, Java Oriental, receberam a punição no dia 9 de setembro, segundo as autoridades.

Embora o uso de máscaras seja obrigatório em público em toda a Indonésia, há um segmento da população que reluta em usar máscaras e praticar o distanciamento social.

Especialistas dizem que a falta de vigilância pública tornou mais difícil para as autoridades indonésias impedir a disseminação do vírus, que até agora infectou cerca de 230.000 pessoas no país. Mais de 160.000 desses pacientes se recuperaram, enquanto pelo menos 9.100 morreram, de acordo com o Ministério da Saúde da Indonésia.

Como os casos aumentaram nos últimos meses, o governo da Indonésia aprovou uma lei em julho exigindo que as pessoas usem máscaras em público, mas deixou para as autoridades locais determinar as punições por descumprimento.

Uma equipe conjunta denominada "três pilares" - que consiste nas Forças Armadas Nacionais da Indonésia, a Polícia Nacional da Indonésia e as autoridades locais de aplicação da lei - são responsáveis ​​por fazer cumprir as restrições às máscaras em todo o país.

Em Cerme, os "três pilares" dão àqueles que não usam máscara a opção de aceitar uma multa de 150.000 rúpias (U$ 10 ou R$ 50) ou o que o governo chama de "punição social", segundo o líder do distrito, Suyono.

Suyono, que tem apenas um nome, disse à CNN que a maioria das pessoas aceita a punição social, que muitas vezes envolve flexões ou limpeza. Mas ele espera que opções como cavar sepulturas sejam educacionais e mostrem "em na prática o efeito real e sério da covid-19".

As autoridades da capital Jacarta adotaram uma ideia semelhante no início deste mês. Um homem foi obrigado a sentar-se em um caixão em público depois de ser pego sem usar máscara.

No entanto, não está claro se esses tipos de penalidades aumentaram o uso de máscaras na Indonésia. O país não conseguiu nivelar a curva por meses e as infecções ainda estão aumentando - apenas as Filipinas registraram mais casos no Sudeste Asiático.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO