Peru retira centenas de moradores de casas no sul após vulcão expelir cinzas

Aulas foram suspensas e pessoas receberam máscaras e óculos para proteção

Reuters
fonte

Autoridades peruanas retiraram centenas de pessoas que moram próximas a um vulcão no sul do país, após explosões e emissões de cinzas.

O Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) determinou a retirada de moradores após o vulcão Ubinas, o mais ativo do país, localizado na região de Moquegua, registrar duas explosões que levaram a cinzas serem expelidas em um raio de 25 quilômetros, afetando ao menos oito áreas habitadas.

"Ações estão sendo tomadas para cerca de mil pessoas vivendo nestas áreas ao redor do vulcão Ubinas, para que possam ser realocados em abrigos já providenciados sob planos de contingência", disse o chefe do Indeci, Jorge Chávez, à rádio local RPP.

O Ministério da Educação disse que em cidades próximas ao vulcão, que está cerca de 1.200 quilômetros ao sul de Lima, as aulas foram suspensas e pessoas receberam máscaras e óculos para proteção contra as cinzas e gases do vulcão.

O sul do Peru, área onde há importantes áreas de mineração, abriga uma dúzia de vulcões ativos. O Peru também está no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, área com alta incidência de terremotos e atividade vulcânica.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO